“Torre de Babel”, grande sucesso de Silvio de Abreu na Globo, retorna à TV
A novela estreia na próxima segunda-feira (10 ) no canal VIVA às 14h30
Adriana Esteves vivendo personagem de Sandrinha na novela
Foto: Divulgação
Sucesso em 1998 na então faixa das 20h da Rede Globo, a novela de Silvio de Abreu, “Torre de Babel”, retorna para a televisão, agora no canal VIVA. Vanguardista para a época, a novela abordou temas que até então eram incomuns na televisão, como homossexualidade, violência e drogas na classe média. Apesar de gerar polêmicas por trazer à tona diversos tabus, a novela conquistou os telespectadores brasileiros e virou assunto dos jornais e folhetins de então.
A trama se desenrola em São Paulo, onde o ex-perito em fogos de artifícios José Clementino (Tony Ramos), que trabalha na construção de um luxuoso shopping center, assassina a esposa ao flagrá-la com outros dois homens. Após ficar preso durante vinte anos, ele retorna com sede de vingança contra o dono da construtora, César Toledo (Tarcísio Meira), que colaborou para sua acusação.
De um lado, havia a poderosa família Toledo e, do outro, os Da Silva, que viviam em um ferro-velho com diversos conflitos familiares. Clementino, pelo crime que cometeu, sofre com a rejeição da filha mais velha, Sandrinha (Adriana Esteves). Entretanto, ele conta com o apoio incondicional da sua outra filha, Shirley (Karina Barum), que possui um defeito físico na perna causado pela irmã no passado. Já na família dos Toledos, Henrique (Edson Celulari), o primogênito do casal César Toledo (Tarcísio Meira) e Marta Toledo (Glória Menezes) vive diversos casos extraconjugais. Alexandre (Marcos Palmeira), por outro lado, é o filho cheio de bondade e Guilherme (Marcello Antony), o ovelha negra da família.
Apesar de todo o drama e ação, a novela também era considerada cômica, graças às personagens Bina (Claudia Jimenez) e Sandrinha, duas amigas que dividiam um quarto de cortiço e trabalhavam como garçonetes na lanchonete de Edmundo Falcão (Victor Fasano). De atitudes caricatas à expressão de jargões, as personagens se envolviam em diversas situações que arrancavam o riso dos telespectadores.
A novela estreia na segunda-feira (10) no canal VIVA em dois horários: de segunda a sábado às 14h30 e, no horário alternativo, à 1h30.
Caca Carvalho que viveu o icônico Jamanta na novela
Foto: Divulgação
Christiane Torloni e Silvia Pfeifer como o casal Rafaela e Leila, donas de uma butique de moda
Foto: Divulgação
Marcos Palmeira e Natália do Vale como Alexandre e Lúcia na novela
Foto: Divulgação
A espevitada Sandrinha interpretada por Adriana Esteves e o bondoso Alexandre por Marcos Palmeira
Foto: Divulgação
Maitê Proença e Tony Ramos vivendo Clara e José Clementino em “Torre de Babel”
Foto: Divulgação
Glória Menezes no papel da ricassa Marta Toledo
Foto: Divulgação
O romântico casal Adriano e Shirley, interpretado por Danton Mello e Karina Barum
Foto: Divulgação
Claudia Jimenez, Berta Loran e Carvalhinho nos bastidores da novela
Foto: Divulgação
Tony Ramos interpretando o vingativo José Clementino
Foto: Divulgação
Gustinho e Boneca interpretados por Oscar Magrini e Ernani Moraes
Foto: Divulgação
Letícia Sabatella vivendo Celeste e Tarcísio Meira como o ricasso César Toledo
Foto: Divulgação
Claudia Jimenez encarnando a divertida personagem Bina
Foto: Divulgação