Conheça o apartamento da consultora de Feng Shui Silvana Occhialini

O importante é você ter em sua casa somente o que lhe faz bem e lhe traz alegria”, aconselha Silvana Occhialini, fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui. Há 30 anos, a decoradora se apaixonou pela milenar filosofia chinesa de harmonização da energia dos ambientes e tornou-se uma das maiores especialistas do Brasil, consultora de grandes empresários.

Silvana Occhialini (Foto: Marcelo Navarro)

Todo o conhecimento ela aplicou, é claro, ao seu apartamento de 150 metros quadrados, no bairro do Itaim, em São Paulo – um oásis no meio da capital. “Aqui era totalmente diferente, eu tinha os móveis dispostos de forma errada. Quando passei a estudar o Feng Shui, há 30 anos, coloquei esse conhecimento em prática e tudo na minha vida começou a mudar, a evoluir. Hoje, aqui é meu aconchego. Não preciso ter muita coisa”, diz a autora de livros como Feng Shui, o Poder de Atrair a Prosperidade, relançado agora em setembro pela editora Saraiva. Outra publicação com mais de 100 dicas sobre o assunto sairá no ano que vem, pela mesma editora. Mãe de dois filhos adultos e avó de cinco netos, Silvana equilibra seu dia a dia entre a vida em família, a consultoria que presta em seu escritório e os cursos que ministra durante o ano inteiro.

O próximo, no dia 20, é um dos mais procurados da especialista, o workshop Abençoando Sua Casa, no qual ela ensina técnicas de limpeza dos ambientes. “Às vezes, o espaço fica pesado e as coisas começam a não dar certo. Tudo é uma questão de frequência: se a casa está numa energia baixa, as pessoas absorvem e começam a atrair a mesma energia”, explica. Silvana segue a linha de Feng Shui que utiliza o diagrama chamado Baguá para determinar os pontos energéticos do espaço ligados a cada aspecto da nossa vida: carreira, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família e saúde, sabedoria e espiritualidade. Cada uma dessas áreas pede cores e objetos diferentes para harmonizar a energia, chamada Chi. A especialista usa o exemplo de seu apartamento para explicar o que todo mundo poderia fazer em casa para melhorar a energia.

GALERIA: Lar em harmonia: Conheça o apartamento da consultora de Feng Shui, Silvana Occhialini

SALA
“Escolhi pintar a parede na cor laranja porque este canto coincide com a área do sucesso, onde usamos o vermelho, e com a da saúde, relacionada ao amarelo. Da união das duas cores se dá o laranja”, conta. A área da família ficou reservada com uma sequência de quadros da avó de Silvana. “A madeira é o elemento da família, por isso escolhi molduras desse material, além de colocar uma planta como ornamento. Ela simboliza nossas raízes.” Mas a consultora alerta: “Não podemos focar numa lembrança de sofrimento. Às vezes, colocamos fotos de um ente querido que foi embora. Você está enviando para seu subconsciente uma mensagem de dor. Deixe a imagem numa gaveta, num álbum. Se está com saudade, vá lá, chore e guarde de novo”. A sala é o local acolhedor para a decoradora. É onde ela assiste a programas de culinária, seus preferidos atualmente.

QUARTO
A hora de dormir é especial para qualquer um e a disposição dos móveis é muito importante para não haver desperdício de energia. Por exemplo, a cama não pode estar com a cabeceira virada para a janela, nem com os pés apontados para a porta. São duas dicas de ouro. E tem mais: “Em geral, as pessoas gostam de quartos com o branco predominando. Essa é a cor do elemento metal, que deixa tudo frio. Então, o relacionamento fica frio também, as pessoas não têm estímulo. Mas claro, não precisa colocar o vermelho”, explica. O uso das cores tem de ser feito com parcimônia, sem exageros. “O quarto é o lugar dos tons claros. Você não pode dormir com uma vibração muito forte.” E no cantinho dos relacionamentos os cristais são sempre bem-vindos, o rosa, principalmente. Fazer um minialtar para as relações é uma boa saída. “O cristal simboliza um amor puro e cristalino. Vasos em pares e um quadro de um casal apaixonado, ou seja, objetos que simbolizam o amor, são sempre bons.”

ESCRITÓRIO
Esse ambiente é a área do sucesso na casa de Silvana. “Aqui é o lugar onde medito também. É bom ter velas e a cor vermelha presente.” O painel no espelho é feito todo fim de ano. É uma programação do que se deseja para os meses que virão. E um detalhe muito importante: “O lugar onde você trabalha tem que ser organizado. Assim fica organizada sua mente também”. Parou já para pensar como está sua casa?



Comentários: (0)





G4 Educação


Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera