WhatsApp vai restringir perfis que mandam muitas mensagens

WhatsApp vai restringir automaticamente perfis que enviam spam ou realizam disparos em massa; novidade ainda está em desenvolvimento

O WhatsApp quer tornar a vida de quem usa o app corretamente um pouco mais tranquila. Para isso, o app da Meta prepara uma função que vai identificar e restringir perfis que realizam spam e disparos em massa pelo mensageiro, impedindo-os de enviar novas mensagens por um certo período de tempo.


A novidade foi antecipada pelo site WABetaInfo, que investigou os códigos da versão 2.24.10.5 Beta do mensageiro para encontrar a novidade. A função ainda está em desenvolvimento, então não é possível experimentá-la sequer na versão de testes do app.

Vale destacar que falar em “mandar muitas mensagens” no WhatsApp não diz respeito a quem trocar várias mensagens com vários grupos, amigos e contatos diversos ao longo do dia. Isso se refere a disparos massivos, inclusive usando programas de terceiros, para alcançar em pouco tempo centenas ou até milhares de contas de uma só vez — especialmente quando isso é feito sem autorização.

Quem usa listas de transmissão para compartilhar novidades também não deve sofrer qualquer tipo de restrição de mantiver boas práticas de uso.

Combate ao spam

Atualmente, a Meta já conta com um recurso que identifica padrões problemáticos de envio de mensagens a fim de banir quem faz spam. A novidade, portanto, seria um “gancho” temporário, não o banimento direto, o que pode servir de alerta para que violações não sejam repetidas.

O WhatsApp garante que esse tipo de mecanismo não lê as mensagens (já que elas são criptografadas), mas identifica o uso de scripts para envios em massa e também de reconhecer padrões abusivos, digamos assim, de envio de mensagens pelo WhatsApp.

O que acontece com uma conta restringida

Ainda de acordo com o WABetaInfo, quando é colocada como “restringida”, uma conta fica impossibilitada de iniciar novas conversas por um período (ainda não revelado), mas ainda pode responder a grupos e chats individuais pré-existentes.

Como se trata de uma função em desenvolvimento, não há como saber ao certo quando o WhatsApp vai colocá-lo em prática. Até lá, quem faz spam ou disparos em massa no Zap corre o risco de ter a conta banida — e se a sua conta foi banida por engano por lá, não se desespere: o Canaltech ensina o que você deve fazer.

Conheça também oito motivos que levam a sua conta do Zap a ser banida e evite-os para não ter dor de cabeça.



Comentários: (0)







Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera