Truques simples para aliviar olhos cansados

Trabalhando horas à fio em frente ao computador? Você provavelmente ficará com olhos cansados. Confira algumas dicas para aliviar esse incômodo!

É muito fácil ficar com os olhos cansados quando grande parte do nosso dia é passado em frente à tela do computador ou do celular. Principalmente neste período, em que muitas pessoas têm trabalhado em home office, ficando horas seguidas em frente a seus computadores.


Dizem que os olhos são as janelas da alma, mas quando trabalham demais podem virar a porta de entrada para a dor de cabeça e a vista embaçada.

Olhos cansados: por quê ocorrem?

Segure um haltere com a mão estendida. Logo seus músculos ficarão cansados, não é? O mesmo acontece com os olhos quando estão sobrecarregados. Se os músculos oculares (que ajustam o foco das “lentes” dos olhos) não conseguem relaxar, você vai sentir dor ou ter problemas para focalizar objetos.

E se você franzir excessivamente os olhos por causa do excesso de luminosidade também sentirá dor.

Devo consultar um oftalmologista?

Em alguns casos, é possível minimizar os efeitos dos olhos cansados com pequenas atitudes. Porém, se mesmo assim o desconforto continuar, se sua visão estiver muito sensível à luz e se você estiver sentindo tonturas, o indicado é que você consulte um oftalmologista.

Se não for esse o seu caso, descanse seus olhos sempre que puder e adapte seu computador e seus hábitos de trabalho a uma vida melhor para os seus olhos. Com essas e outras dicas, você verá que o desconforto passará. Veja mais logo abaixo!

Dicas para aliviar o incômodo dos olhos cansados :

Fazer pausas
Independente da atividade – seja dirigindo, lendo ou trabalhando com telas – é fundamental fazer pausas regulares. Ao dirigir, pare em um local seguro, saia do carro, alongue-se e desvie o foco da estrada. Durante longos períodos de leitura ou uso de computador, aplique a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, olhe por 20 segundos para um objeto a seis metros de distância.

Em todos os casos, fechar os olhos por 20 segundos ajuda a aliviar o cansaço, pois esse é o tempo médio que os olhos levam para relaxar completamente.

Umedecer os olhos
Focar em algo por longos períodos pode ressecar os olhos, pois piscamos menos do que o necessário. Lembre-se de piscar durante essas atividades, fechando totalmente as pálpebras. Para casos de olho seco, consulte seu médico sobre o uso de colírios com lágrimas artificiais.

Evitar luz azul antes de dormir
A exposição excessiva à luz azul inibe a liberação de melatonina, o hormônio do sono, causando um estado de alerta. Evite telas digitais de duas a três horas antes de dormir, permitindo um descanso completo do corpo e dos olhos.

Alimentação e hábitos saudáveis
Manter os olhos saudáveis ajuda a reduzir os efeitos do esforço diário. Alimentos como cenoura, hortaliças e legumes verdes (brócolis, rúcula e couve) são benéficos para a saúde ocular. Limitar o uso de telas e passar mais tempo ao ar livre também é importante, pois permite que os olhos descansem da luz azul.

Posto de trabalho adequado
Para quem trabalha no computador, ajustar a postura da cadeira, a altura da mesa e do monitor, bem como a luminosidade da tela e o tamanho da letra, distribui o esforço pelo corpo e alivia a vista. Computadores e smartphones podem ser configurados para filtrar a luz azul com aplicativos que diminuem sua intensidade.

Para a saúde do corpo, levante da cadeira e faça pequenas pausas, conforme mencionado anteriormente, olhando pela janela do escritório ou do home office. Focar a visão em objetos a distâncias médias e grandes traz tranquilidade para os olhos e o corpo, necessário para continuar a jornada de trabalho.

Consultar um oftalmologista
Se a vista cansada persistir mesmo após tomar precauções simples, consulte um oftalmologista, pois pode ser um sinal de uma condição mais grave. Sintomas como dores de cabeça, olhos vermelhos, edema (inchaço), visão dupla ou turva e desconforto podem indicar problemas sérios.


Anhanguera
Anhanguera

Comentários: (0)







Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera