7 dicas práticas para acertar na decoração da sala de estar

Veja como alguns elementos podem ajudar a tornar esse ambiente mais aconchegante e funcional

A sala de estar é o coração de qualquer casa, pois é o lugar em que a família se reúne para relaxar, socializar e criar memórias. Por isso, é essencial que sua decoração seja convidativa, funcional e reflita o estilo pessoal dos moradores.


“A valorização de espaços de convivência social nas residências ressurge como resposta à importância de restaurar e prezar nossas relações. São ambientes cuidadosamente projetados para exalarem uma atmosfera de contato e diálogo, sendo considerados, para nosso escritório, poderosos instrumentos para famílias mais vibrantes, saudáveis e que estimam também suas relações externas com parentes e amigos”, refletem Ieda e Carina Korman, profissionais à frente do escritório Korman Arquitetos.

Confira, a seguir, 7 dicas práticas para te ajudar a transformar a sala de estar em um espaço aconchegante e elegante.

1. Escolha um tema ou estilo coerente
Antes de começar a decorar, decida sobre um tema ou estilo para a sua sala de estar . Pode ser moderno, rústico, minimalista, boêmio, entre outros. “Além de promover sensações de conforto visual, térmico e auditivo, a decoração planejada cria a sensação de bem-estar e acolhimento”, afirma Monica Pajewski, designer de interiores.

2. Priorize o conforto
A sala de estar é um espaço de convívio e relaxamento, portanto, o bem-estar é fundamental. Invista em móveis confortáveis, como sofás e poltronas, e adicione almofadas e mantas macias para criar uma atmosfera acolhedora.

“Para a disposição dos móveis, devemos sempre verificar se há uma boa circulação entre a entrada e a saída do ambiente. O posicionamento errado dessas peças pode afetar o conforto e a funcionalidade do espaço”, explica a arquiteta Ingrid Souza.

3. Iluminação adequada
A iluminação desempenha um papel crucial na atmosfera de uma sala de estar. “Hoje, a iluminação de LED é bem mais acessível, temos diferentes tamanhos, cores e opções. Além disso, é possível fazer suas próprias luminárias . Há soluções muito inteligentes e criativas. No YouTube, por exemplo, há vários vídeos ensinando alternativas que dão essas opções”, conta a arquiteta e urbanista Paula Blankenstein.

4. Maximize o espaço
Para manter a sala de estar organizada e livre de bagunça, aproveite ao máximo o espaço de armazenamento disponível . Escolha móveis multifuncionais, como mesas de centro com prateleiras ou com espaço interno para guardar itens, e incorpore prateleiras ou estantes para exibir livros, plantas e objetos decorativos.

5. Explore o poder dos espelhos
Os espelhos são excelentes recursos para ampliar visualmente o espaço e adicionar luminosidade à sala de estar. Posicione-os estrategicamente em locais onde possam refletir a luz natural ou artificial e criar a ilusão de um ambiente mais espaçoso e arejado.

6. Personalize com detalhes
Adicione toques pessoais à decoração da sala de estar para torná-la verdadeiramente sua. Plantas , por exemplo, são uma ótima opção. Segundo a arquiteta e urbanista Gloria Brandão, “a incorporação da natureza no ambiente construído tem a capacidade, por exemplo, de reduzir a ansiedade e, quando incorporada aos interiores residenciais, traz conforto e bem-estar a quem utiliza estes espaços”.

7. Contrate um especialista em decoração
Considerar a contratação de um especialista em decoração pode proporcionar orientação personalizada. “O profissional especializado interpreta o ambiente, define as prioridades e harmoniza os elementos decorativos de forma técnica, criando percepções e transformando o local em um verdadeiro espaço acolhedor”, afirma a designer de interiores Monica Pajewski.


Anhanguera

Comentários: (0)







Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera