Os benefícios da acupuntura para a saúde feminina
O tratamento é bem-vindo no combate a problemas típicos do corpo da mulher em todas as fases da sua vida
Equilibrar e liberar a energia vital de canais que passam por todo o corpo e estão relacionados aos órgãos. Esse é o objetivo da aplicação das agulhas na acupuntura. Com isso, o médico consegue fazer com que a paciente passe de uma maneira mais leve e agradável pelos vários momentos da sua existência.
No que diz respeito à menstruação, por exemplo, há alívio das cólicas, equilíbrio nas alterações de humor ligadas à TPM, fluxo mais regular, melhora na constipação ou diarreia que afetam algumas mulheres durante o período menstrual, entre outros. Na gravidez acontece a redução das náuseas e enjoos, das dores lombares, dos inchaços e dos efeitos psicológicos, como ansiedade e medo. Já durante a menopausa, a acupuntura combate as ondas de calor, a transpiração excessiva, os problemas de pele e cabelo e os sintomas emocionais.
O ginecologista Dr. Luciano Curuci, médico acupunturista e Presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMAeSP) explica que a técnica também pode entrar em cena para ajudar no tratamento de alterações de saúde. “Nessa lista estão a endometriose, a síndrome dos ovários policísticos, a incontinência urinária e dores no corpo em geral, como as associadas à fibromialgia”, diz o acupunturista.
Quem está enfrentando problemas com a infertilidade também pode se beneficiar muito com as sessões, inclusive as pessoas que estão passando por processos de fertilização in vitro. E, além de ajudar a combater o problema, a técnica proveniente da Medicina Tradicional Chinesa equilibra as questões emocionais, que têm muita influência em todos esses quadros, e diminui os efeitos colaterais provocados pelos remédios e tratamentos ocidentais. Mas, para que o quadro seja devidamente avaliado e o resultado seja de fato eficaz, é essencial que o procedimento seja feito por um médico com especialização em acupuntura.