Scrunchie, a xuxinha de cabelo tendência dos anos 90, está de volta!

Sem Parar

Sim, o nome oficial desses elásticos de cabelo é scrunchie e, como muitos outros itens, ele faz parte da lista de moda retrô que está voltando à tona

Não é nenhuma novidade que peças retrô estão voltando a fazer sucesso no mundo da moda. Estampas xadrez, roupas “oversized” ou jeans que seguem o estilo “roupas da mamãe” já fizeram parte das coleções em passarelas e, agora, aparecem nas vitrines das lojas. Quando o assunto são os acessórios, não é diferente, e o scrunchie , popularmente conhecido como “xuxinha” ou “frufru”, também está saindo dos desfiles e indo para os cabelos das fashionistas.

O scrunchie%2C conhecido popularmente como 'xuxinha de cabelo', está fazendo sucesso quando o assunto é acessório

O scrunchie, conhecido popularmente como ‘xuxinha de cabelo’, está fazendo sucesso quando o assunto é acessório

Foto: Reprodução/Pinterest

No Brasil, o scrunchie provavelmente ganhou o apelido de ” xuxinha ” por causa de Xuxa Meneghel, que, como ícone infantil dos anos 80 e 90, usava e abusava desses elásticos revestidos de tecido para criar penteados divertidos. Na época, o acessório ficou bastante popular e fez a cabeça das meninas em rabos de cavalo, coques, tranças e outras formas de prender o cabelo, dando um toque moderno ao visual.

A consultora de imagem e estilo Rita Heroína explicou que as décadas de 80 e 90 estão sendo apresentadas nas passarelas do mundo inteiro com referências culturais, ligadas à música, cinema e estilo de vida. Esses elásticos de cabelo, por exemplo, apareceram na coleção “Resort 2018” da Balenciaga.

Porém, a volta das tendências está ligada com a maior liberdade e diversidade de opções que as pessoas têm na hora de se vestir. “As pessoas estão se aceitando mais, assumindo seus gostos com mais liberdade. Essa busca por aceitação consigo mesma tem muito haver com essas décadas”, disse a especialista.

Como usar a xuxinha?

Para aderir ao item retrô , não é preciso, necessariamente, ficar presa ao que estava em alta na década de 90. Você pode, sim, brincar com essa linha do tempo da moda e misturar outras roupas que seguem o estilo vintage e estão fazendo sucesso atualmente ou simplesmente misturar tendências de anos diferentes, acrescentando peças atuais e modernas nesse look.

Se quiser referências, pode pesquisar sobre como as mulheres costumavam prender os cabelos na época mencionada ou como estão usando agora em plataformas que reúnem diversas ideias de moda, como o Pinterest ou até mesmo no Instagram. Só não se esqueça que você tem o seu próprio estilo antes de querer copiar qualquer coisa!

Além disso, é possível testar o acessório com diferentes tipos de penteados e uma diversidade de roupas. A xuxinha combina bastante com um visual informal e mais relaxado do dia-a-dia, mas não significa que não possa ser usada em outras ocasiões. A dica é sempre tentar deixá-la em evidência, afinal, ela funciona como um toque final ao look. E na hora de escolher vale de tudo: lisa, estampada, de algodão, de veludo ou até de paetê — depende do que combina mais com você e com o momento em que está.



Sem Parar

Comentários: (0)







Sem Parar