Vantagens da esteira elétrica e dicas para turbinar seu treino

Sem Parar

Treino na esteira tem diversas vantagens, ajuda a entrar em forma e ainda produz menos impacto do que correr na rua

A esteira é figurinha de lugar cativo em qualquer academia. Ela está presente no começo, meio e final de treino. Pode ser usada para um aquecimento, como o treino principal e para uma caminhada leve, para recuperar o fôlego depois da malhação. E você ainda pode ter uma esteira elétrica em casa para se movimentar, entrar em forma e deixar o sedentarismo de lado.

Esteira elétrica permite treinos para diversos objetivos

Esteira elétrica permite treinos para diversos objetivos

Foto: Creative Commons

O treino na esteira elétrica tem diversos benefícios. Por exemplo, no caso da corrida, o aparelho absorve até três vezes o impacto se comparado à corrida na rua, no asfalto. Os sistemas de rolamento fazem com que o impacto seja reduzido e a atividade física fique mais confortável.

A esteira também pode ser um incentivo para aqueles que querem começar a correr. Na rua, é preciso “empurrar” o solo e também se impulsionar para frente. Todo o movimento é feito por você. Já na esteira, como o rolamento da lona sob seus pés é constante, o aparelho te impulsiona e ainda ajuda a manter a mesma velocidade. E além da “forcinha” do mecanismo, a esteira é um ambiente seguro. Nela você não irá dividir espaço com carros, bicicletas ou pedestres como é na corrida na rua.

Comprar uma esteira elétrica

Muitos escolhem fazer exercícios em casa e comprar uma esteira pode ser uma opção. Há aparelhos de diversos valores, mas antes de investir, escolha o espaço se exercitar em casa. Reserve um local arejado e iluminado, por exemplo.

Vale a pena se atentar para uma esteira ergométrica confortável também. Aparelhos menores não dão tanta amplitude de movimento e alguns também podem ser barulhentos para seu ambiente.

Vantagens da esteira

Em casa ou na academia, uma vantagem desse aparelho é a variedade de treinos. O aparelho já vem com programas pré-definidos, mas é possível pensar em uma caminhada constante, uma corrida vigorosa ou uma atividade para emagrecer e queimar gordura. Tudo depende de sua vontade e da orientador do educador físico. “O uso correto dos recursos de velocidade e inclinação, pode proporcionar queima de gordura, ganho de massa muscular, melhora no condicionamento físico e resistência”, resume Vinicius Dias, professor da academia Smart Fit.

Esteira é democrática e pode ser usada por qualquer um

Esteira é democrática e pode ser usada por qualquer um

Foto: Thinkstock Photos

Uma corrida ou caminhada na rua oferece diversos cenários e experiências que não aparecerão por aqui. Entretanto, o aluno tem um controle total e mais simples da atividade. É mais fácil manter a velocidade indicada pelo professor, por exemplo, na esteira do que na rua.

Até para aqueles que querem ganhar massa muscular e olham desconfiados para os exercícios aeróbicos, a esteira elétrica pode ser uma aliada. Correr não prejudica a musculação. Se o aluno busca a hipertrofia e não consegue, a culpa não é da parte aeróbica, mas sim de um treino mal executado ou de má alimentação.

Aproveite o treino também para se conhecer. Diversas esteiras captam a frequência cardíaca, por exemplo. Acompanhe seus batimentos para saber o nível de esforço e se deve ir além ou pegar um pouco mais leve nos exercícios.

Treino sem tédio

Para quem pensa que correr ou caminhar no lugar pode ser tediante, algumas dicas da revista “Women`s Health”.

– Já pensou em intervalar a intensidade? Se fizer 30 minutos de esteira, não precisa ficar o tempo todo na mesma velocidade. Intercale corridas mais intensas com caminhadas, por exemplo. Esses estímulos diferentes contribuem para a queima de gordura.

– Também intercale os treinos. Um dia faça uma corrida mais vigorosa e, no outro, diminua o ritmo. Repetir todos os dias a mesma coisa é realmente muito cansativo.

– Quer perder mais calorias? Saia do plano e incline o aparelho. Isso aumenta o esforço e o gasto calórico. E vai dizer que ver o contador de calorias aumentando não é incentivo a mais?

– Boa música sempre é bem-vinda! Alguns modelos até oferecem entradas para aparelhos sonoros. Escolha seu ritmo preferido e se jogue.

O que não fazer na esteira

“A esteira oferece vários benefícios à saúde, mas é preciso respeitar os limites do corpo para evitar lesões”, alerta Vinicius Dias. Por isso, cuidado para que a aliada não vire uma vilã.

Segundo o educador físico, é fundamental ficar atento à postura na esteira elétrica. Inclinar o corpo para frente é possível em uma simulação de subida, mas é errado se o treino for no plano. “Isso sobrecarregaria a coluna e poderia causar dores nas costas”, afirma o professor. Pensando nisso é sempre indicado o acompanhamento de um profissional durante a ativade física.


Sem Parar

Sem Parar

Comentários: (0)







-
Anhanguera
Sem Parar