Direita e esquerda: como ensinar para as crianças o lado certo

Todos nós aprendemos quando éramos crianças sobre a questão de direção: direita é a mão que a maioria das pessoas escreve, e esquerda a que os canhotos tem mais facilidade para realizar as atividades.

Porém, na prática, muitos adultos, até hoje, tem dificuldade de acertar o lado certo das coisas. Na coluna Papo de Filhos dessa semana, a terapeuta infantil e colunista da Malu, Denise Dias, passa uma lista de exercícios básicos para fixar nas crianças a noção de direita e esquerda. Confira:

Foto: Shutterstock Images

– Com as crianças em fila, formando um círculo, solicite que cada uma coloque a mão direita no ombro direito do amigo da frente, sendo que você dará o modelo, estando no início da fila. Em seguida, peça que cada um coloque a mão direita no ombro esquerdo do amigo; e assim você pode brincar incluindo diversas partes do corpo.

– Utilizar o espelho é bem interessante, pois as crianças ficam um pouco confusas vendo a imagem do espelho fazer tudo ao contrário do que elas estão fazendo.

– Sentadas lado a lado, no pátio ou parquinho da escola, peça para que todas olhem para a direita e digam tudo o que podem ver. Fazer o mesmo olhando para o lado esquerdo.

– Fazer brincadeiras com uma bola, montar uma torre de blocos apenas com a mão direita; pentear o próprio cabelo com a mão direita; depois apenas com a mão esquerda. Em seguida dizer em qual lado elas possuem mais facilidade.

– Todas as semanas o professor pode mudar a disposição das mesas e cadeiras para que as crianças tenham que lidar com um novo cenário de direita e esquerda.

Comentários: (0)






-
Anhanguera
-
Anhanguera