Pintar o cabelo deixa ele branco mais rápido?

Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre fios brancos e grisalhos

Há quem os ame e quem os odeie, mas os fios brancos ou grisalhos fazem parte da rotina de muitas mulheres. Segundo o médico dermatologista Fraga Neto, isso acontece porque, à medida que ficamos mais velhas, nossos melanócitos (células produtoras de melanina) começam a ser menos eficientes, e nossos fios vão gradualmente perdendo a cor natural.


Além do envelhecimento e de fatores genéticos, o embranquecimento dos fios também pode estar relacionado com a deficiência de algumas vitaminas, alterações da tireoide e doenças autoimunes, como o vitiligo.
Publicidade

“A deficiência de algumas vitaminas, especialmente a B12 e a D, pode contribuir para o surgimento precoce dos cabelos brancos. A falta de ferro e zinco também pode influenciar na despigmentação dos fios. Porém, é importante ressaltar que os fatores genéticos e o envelhecimento natural são as principais causas”, destaca Fraga Neto.

A seguir, o dermatologista esclarece os principais mitos e verdades sobre os cabelos brancos:

1 – Fios brancos são mais secos
Verdade! Esses fios tendem a ser mais secos, ásperos e frágeis. Isso acontece porque o fio grisalho geralmente tem cutículas abertas, o que faz com que percam nutrientes e outros componentes com mais facilidade, se tornando mais ressecados.

Outro motivo é a ausência de melanina. Além de dar cor, ela também ajuda a manter a hidratação do fio. Sem ela, portanto, o cabelo fica mais ressecado e menos maleável.

2  – Se eu arrancar um fio branco, nascem dois no lugar
Mito! Arrancar um fio branco não faz com que nasçam dois no mesmo lugar. Entretanto, essa prática não é recomendada, pois o ato de arrancar os fios repetidamente pode danificar o folículo capilar e levar a um afinamento do cabelo ou até à perda permanente do fio.

3 – O estresse influencia no aparecimento dos fios brancos
Verdade! O estresse pode desencadear o surgimento precoce dos cabelos brancos. Alguns estudos sugerem que ele pode afetar as células-tronco que regeneram os melanócitos, acelerando o processo de despigmentação dos fios de cabelo. Ainda assim, a genética ainda é o fator predominante.

4 – O cabelo branco pode ficar amarelado
Verdade! Cabelos brancos podem ficar amarelados devido a diversos fatores, entre eles, exposição solar, poluição, uso de produtos inadequados ou até pela deposição de resíduos de água rica em minerais. O uso de shampoos específicos pode ajudar a neutralizar esse amarelamento.

5 – Pintar o cabelo faz com que os fios fiquem brancos mais rápido
Mito! Pintar o cabelo não influencia na velocidade com que os fios embranquecem. O tingimento recorrente não altera o ciclo de vida dos melanócitos, portanto, não tem influência alguma.

Para finalizar, o médico explica que o cuidado com os cabelos brancos envolve algumas práticas específicas para mantê-los saudáveis e com boa aparência. “É indicado o uso de produtos hidratantes para combater a tendência ao ressecamento, shampoos com pigmentos roxos ou azuis para evitar que fiquem amarelados e tratamentos nutritivos para manter a elasticidade e o brilho dos fios. Além disso, proteger os cabelos dos danos solares com chapéus e produtos com proteção UV também ajuda a preservar a saúde capilar”.


Anhanguera

Comentários: (0)







Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera