7 benefícios da vitamina C para a pele

O uso dessa substância antioxidante no rosto ajuda a tratar e prevenir manchas

A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel e fundamental não só para o nosso organismo, como também para a nossa pele. Esse ativo, que pode ser encontrado em alimentos naturais, é capaz de deixar a pele mais bonita e saudável, além de oferecer outros benefícios.


Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é conhecida pelos benefícios para a imunidade, mas tem sido muito usada nas rotinas de cuidado com a pele . “Ela é uma substância antioxidante, ou seja, um ativo que inibe a oxidação das células, diminuindo a ação de radicais livres locais, e pode oferecer resultados excelentes para todos os tipos de pele”, explica a dermatologista Tereza Eliza Panizzi.

A seguir, veja os principais benefícios da vitamina C para a pele:

1. Mantém a firmeza da pele
É importante para a biossíntese do colágeno e de outros neurotransmissores do corpo humano, mantendo a pele firme, prevenindo rugas e flacidez.

2. Trata e previne manchas
Ajuda a deixar a pele mais uniforme, tratando as manchas de melasma e prevenindo o surgimento de outras, como marcas de cravos e espinhas e queimaduras de sol.

3. Benéfica para peles oleosas
A vitamina C possui função hidratante e pode ser usada em pele oleosa, desde que prescrito o produto adequado.

4. Acelera a cicatrização
A vitamina C é conhecida por sua capacidade de melhorar a microcirculação sanguínea, o que pode contribuir para uma recuperação mais rápida de feridas e lesões na pele.

5. Deixa a pele mais iluminada
Esse nutriente possui uma ação inibidora na formação de melanina, o que beneficia a luminosidade da pele, deixando-a mais viçosa, bonita e com aparência saudável.

6. Reduz a inflamação da pele
A vitamina C tem propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução de vermelhidão e inflamação, especialmente para quem sofre de condições como rosácea ou acne. Ela ajuda a acalmar a pele irritada e acelera a recuperação.

7. Fortalece a barreira cutânea
Uma barreira cutânea forte é essencial para manter a hidratação da pele e prevenir a entrada de substâncias nocivas. A vitamina C contribui para o fortalecimento dessa barreira, ajudando a reter a umidade, diminuir a sensibilidade e manter a pele mais resistente aos agressores externos.

Aplicação do produto
O ideal é que a vitamina C seja aplicada após a higienização do rosto , mas antes do hidratante facial e do protetor solar. Segundo a dermatologista, ela pode ser aproveitada em forma de sérum, gel ou creme.

Por isso, procure seu dermatologista para que seja feita uma prescrição de acordo com seu tipo de pele. Além disso, a vitamina C pode ser usada tanto de manhã quanto à noite. “Porém, o mais indicado é que a substância seja utilizada logo no primeiro horário do dia para acompanhar o uso do filtro solar,” afirma.

Diferenças entre os tipos de vitamina C
Existem dois tipos de vitamina C: a pura e a derivada. “A principal diferença entre elas é a concentração do ácido L-ascórbico — nome químico do ativo. A vitamina C pura é a molécula do ácido ascórbico e ela promove todos os benefícios que se espera quando aplicamos a vitamina na pele, como luminosidade, clareamento, ação antioxidante e produção de colágeno, quando em alta concentração, entre outros”, afirma Tereza Eliza Panizzi.

Segundo a especialista, os derivados da vitamina C são moléculas criadas a partir do ácido L-ascórbico, mas com estruturas diferentes. “Foram criadas para que tenham maior estabilidade e que sejam mais fáceis de desenvolver uma formulação, entretanto não oferecem todos os benefícios que o ácido L-ascórbico possui, nem na mesma potência”, esclarece a profissional.

A médica alerta que a escolha do produto deve ser feita após um exame dermatológico adequado a fim de que, dessa forma, o produto mais indicado para seu tipo de pele seja prescrito. O uso de vitamina C de forma errada pode causar efeitos colaterais — por exemplo, acne e dermatites.


Anhanguera

Comentários: (0)







Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera