Os perigos dos shots de limão matinais para os dentes

Como minimizar o impacto e proteger sua saúde bucal

Os shots matinais de limão se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos como uma maneira de melhorar a saúde e impulsionar o sistema imunológico. Receitas de como “desinflamar o corpo” circulam pelas redes sociais. No entanto, muitos não sabem que essa prática pode trazer sérios perigos para os dentes.


O ácido cítrico presente no limão é altamente corrosivo e pode erodir o esmalte dos dentes com o tempo. Quando o esmalte dos dentes é danificado, eles ficam mais suscetíveis a cáries e sensibilidade dentária, além de ter uma aparência amarelada. De acordo com o dentista Daniel Nunes, a erosão ocorre com a perda progressiva do revestimento dental por processos químicos, e a acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão do que o tão temido açúcar.

Daniel recomenda que para aqueles que não abrem mão de consumir os shots de limão em suas rotinas matinais, pode-se optar por beber a mistura com um canudo, para minimizar o contato do ácido com os dentes, além de utilizar creme dental com flúor na escovação, com intervalos de 20 minutos após a ingestão “Quando você escova os dentes logo após tomar, acaba aumentando a agressão dos ácidos dos alimentos sobre os dentes”, alertou o dentista

O ideal é enxaguar a boca e dar um tempo para o pH se estabilizar e, então, escovar os dentes com um creme dental com flúor e usar o fio dental. O flúor fortalece o esmalte, evitando as manchas e cáries.

“Também seria interessante diluir o suco de limão em água ou chá para diminuir a acidez. A Vitamina C ajuda na digestão, fornece nutrientes (Vitamina C, ácido cítrico, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e pectina) e estimula o sistema imunológico, podendo ser consumida de diversas formas, tomando sucos, comendo as frutas com refeições”, ressalta o dentista

Uma pesquisa feita pela Universidade King’s College, em Londres, publicada no periódico científico British Dental Journal, analisou a dieta de 300 pessoas com desgaste erosivo severo. Aquelas que bebiam água com limão duas vezes ao dia, entre as refeições, tinham 11 vezes mais chance de ter erosão dentária moderada ou severa. E surpreendentemente esse número caiu para metade quando as bebidas eram tomadas durante as refeições.

Ou seja, para menor impacto ainda, ingerir essas bebidas e frutas cítricas durante a refeição, com outros alimentos, como pães, bolos, é a melhor opção. Isso porque a saliva produzida durante a mastigação é alcalina e atua “amortecendo” alimentos ácidos e bebidas.

O periódico também aponta outras bebidas que podem comprometer os dentes: chás de frutas, bebidas dietéticas e açucaradas e águas saborizadas.

Daniel finaliza alertando que “os benefícios de tomar esses shots puros diariamente podem ser bons, mas trazem sérios perigos para os dentes se não forem consumidos com moderação e precaução, então é muito interessante conversar com um dentista antes de qualquer mudança de hábito que envolve a saúde bucal. E quando o esmalte do dente já está muito danificado, recomenda-se o recobrimento do dente com resinas ou porcelanas (facetas) já que a dentina não pode ficar exposta”.



Comentários: (0)





G4 Educação


Anhanguera
Anhanguera