“Frutas, vegetais e hortaliças” Veja dicas para inclui-los na dieta

Especialista traz dicas para ajudar você a variar sua alimentação

O consumo de frutas, vegetais e hortaliças na dieta é essencial para manter uma alimentação saudável e equilibrada. Ricos em vitaminas, minerais e fibras, ajudam a manter o corpo funcionando corretamente, previnem doenças e auxiliam na regulação da pressão arterial e da glicose no sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo de 400 gramas diárias desse tipo de alimento, porém, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 24,1% dos brasileiros fazem essa ingestão corretamente.


Devido à baixa densidade calórica e alto teor de fibras e nutrientes, o consumo desses grupos de alimentos auxilia ainda no processo de emagrecimento, fazendo com que você possa comer mais sem ingerir muitas calorias. “Frutas, vegetais e hortaliças são ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a manter o corpo saudável. Entretanto, é importante lembrar que apenas incluí-los na dieta não é suficiente para emagrecer. É necessário manter um equilíbrio calórico adequado, ou seja, consumir menos calorias do que seu corpo necessita para perder peso. Isso pode ser feito aderindo a uma dieta saudável e equilibrada, combinada com exercícios físicos regulares”, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso, no Brasil.

Se as frutas, vegetais e hortaliças não fazem parte de sua dieta regularmente – seja por não gostar, ou por falta de costume – saiba que pode estar perdendo uma série de benefícios para o seu processo de perda de peso e para sua saúde. Visando ensinar a fazer escolhas saudáveis, o programa VigilantesdoPeso, eleito pelo 13º ano consecutivo como a melhor dieta, pelo ranking “Melhores Dietas 2023” pelo U.S. News & World Report, listou 6 dicas para te ajudar a inserir esses grupos de alimentos em seu dia-a-dia e alcançar seu objetivo no processo de emagrecimento.

  • Experimente diferentes tipos de frutas, vegetais e hortaliças para encontrar aqueles que você mais gosta e que melhor se adequam ao seu paladar.
  • Dê preferência aos alimentos da época, pois são mais saborosos e têm mais nutrientes.
  • Escolha opções de diferentes cores, pois cada uma representa uma fonte diferente de nutrientes, além de ser visualmente mais atrativo.
  • Mantenha frutas e vegetais em um local visível para que você se lembre de incluí-los em suas refeições. Vale adicioná-los em suas receitas preferidas, como em saladas, sucos, smoothies e sanduíches.
  • Na hora de consumir snacks, ao invés de alimentos com alto teor de açúcar ou gordura, escolha uma opção pertencente a estes grupos.
  • Congele frutas e vegetais extras para poder utilizá-los quando preferir, garantindo seu abastecimento.

É importante lembrar que a inclusão desse tipo de alimento na dieta não é apenas uma questão de emagrecimento e saúde, mas também de variar o paladar, conhecendo mais sabores e diversidade. O Brasil é um país tropical que conta com muitas opções de frutas, vegetais e hortaliças, dos mais comuns aos mais exóticos. Nesse sentido, experimentar novos alimentos, desfrutar de uma dieta mais saudável e equilibrada, pode ser encarado como uma maneira de conhecer novas possibilidades, tornando o processo de perda de peso mais divertido.


Anhanguera

Comentários: (0)