7 dicas para cuidar dos cabelos durante o verão

Veja produtos e cuidados indicados para proteger os fios durante essa estação do ano

Os fenômenos naturais, como o sol (raios ultravioletas), vento, sal e iodo (presente na água do mar), danificam a estrutura física do cabelo, deixando-o poroso. Por isso, antes de entrar no mar, piscina ou, até mesmo, encarar uma cachoeira, devemos utilizar alguns produtos especiais e tomar alguns cuidados para garantir a saúde dos fios.


A seguir, Charles Martins, coordenador técnico e de desenvolvimento de novos produtos na Lola Cosmetics® e técnico em Cosmetologia pela Universidade Estácio de Sá, dá dicas práticas para tratar os cabelos durante o verão:

Óleo de argan

O produto ajuda a proteger os cabelos , principalmente quando em contato com sal, cloro e vento. Aplique uma pequena quantidade nos fios antes e após os mergulhos.

Água de coco

Para uma hidratação rápida, o uso de água de coco em um vaporizador na praia ou na piscina é uma poderosa ferramenta, além de ser uma opção econômica e prática.

Chapéus

No verão é comum o uso de chapéus para proteger o rosto do sol e a cabeça do calor excessivo. Mas, não custa lembrar que a oxigenação do couro cabeludo é importante para evitar o excesso de oleosidade. O mais indicado é usar chapéu de palha.

Leave-in

As idas e vindas, tanto no mar quanto na piscina, causam uma perda grande de queratina, e prejudicam a parte hídrica do fio do cabelo. Para repor a água, o óleo e a queratina, é necessário o uso de um leave-in, que deve ser aplicado por toda a extensão do fio, evitando o acúmulo no couro cabeludo.

Pós-praia

Não se esqueça de tratar os cabelos com um belo creme de pentear após a praia. Ele dará movimento e eliminará o frizz, deixando os fios saudáveis como se você tivesse acabado de sair do banho.

Cabelos presos

O uso de presilhas nos cabelos molhados pode acentuar a quebra dos fios e acelerar o processo de perda da umidade natural. A dica é evitar o uso destes acessórios, deixar os cabelos soltos e sempre hidratar as pontas dos cabelos.

Uso de arco

Tanto no verão quanto em outras estações, o uso de arco torna-se valoroso, pois a oxigenação dos fios é importante e fica preservada. Algumas mulheres lavam os cabelos de manhã e prendem em seguida, causando umidade acumulada juntamente com resíduo de produtos no couro cabeludo. Isso ocasiona excesso de oleosidade, podendo, inclusive, levar à queda do cabelo.


Anhanguera

Comentários: (0)







Anhanguera