9 ideias de comidas saudáveis para entrar em forma em 2018

De sopa detox que assume o lugar do suco verde a drinques refrescantes e sobremesas veganas, veja o que já é tendência nas dietas

Entrar em forma e eliminar alguns quilinhos extras está entre suas metas para 2018? Então é uma boa motivação a mais pode ser aproveitar as comidas saudáveis que são tendência para incrementar a dieta.

Quais as comidas saudáveis em alta para 2018? Veja lista e dicas de receitas

Quais as comidas saudáveis em alta para 2018? Veja lista e dicas de receitas

Foto: shutterstock

Nesta semana, o Pinterest divulgou um levantamento do que está bombando na rede social sobre as comidas saudáveis e nós separamos receitas de cada uma das ideias para te ajudar a colocar o objetivo para o próximo ano em prática.

Veja 10 ideias de alimentação saudável, sugestões de receitas e dicas:

1. Comidinhas feitas na fritadeira sem óleo

Já faz um tempo que esse eletrodoméstico ganhou espaço nas cozinhas e, ao que indicam as buscas na rede social, ele ainda está em alta. De acordo com a empresa, os pins de “air fryer” salvos tiveram um aumento de 1.809% recentemente.

A vantagem desse utensílio está no próprio nome: é possível preparar alimentos “fritos”, mas sem usar óleo. Ele funciona com a circulação de ar quente e consegue comidinhas sequinhas e crocantes.

Sugestão de receita: bolinho de batata doce e frango

Essa é a dupla dinâmica das dietas porque reúne proteína magra, o frango, e um carboidrato de baixo índice glicêmico, a batata doce, que tem uma absorção mais lenta pelo organismo e traz a sensação de saciedade por mais tempo.

Para a receita, do blog Mel e Pimenta, você vai precisar de:

700 g de batata-doce
700 g de frango cozido (desfiado ou processado)
½ cebola grande finamente picada
1 ou 2 claras de ovo (depende da umidade dos ingredientes)
Salsinha picada
Sal e pimenta
Para empanar:
1 ovo
Um pouco de leite
Aveia em flocos ou farinha de rosca ou farinha de linhaça

Comece cozinhando as batatas, já lavadas e descascadas. Quando elas estiverem bem macias, amasse-as até formar um purê. Em seguida, misture o frango às batatas e adicione os temperos. A massa está pronta e você pode modelar com as mãos. Se ficar esfarelando muito, pode incluir uma clara. Feitas as bolinhas, passe no ovo batido com uma pitada de sal e leite e empane na farinha escolhida. Você pode assar os bolinhos no forno ou na fritadeira sem óleo.

2. Sopa detox

Segundo o Pinteres, o suco verde ficou no passado e a moda agora é a sopa detox, opção prática de “comida aconchegante” para ajudar a organizar a dieta que conta com ingredientes levinhos e que ajudam o corpo a eliminar toxinas. O tema apresentou um aumento de 306%.

Sugestão de receita: sopa detox contra celulite

A dica é da influenciadora digital Carol Magalhães e combina com inverno ou aquele dia de temperatura mais amena. De acordo com a blogueira, a receita combina legumes e tem apenas 201 calorias por porção.

2 cenouras
2 abobrinhas
4 ramos de couve flor
1 punhado de alho-poró
1 cebola pequena
1 tomate bem pequeno (pode ser até 2 cerejas)
3 colheres de sopa de quinoa em flocos
1/2 colher de sopa azeite de oliva
1 punhado de cebolinha
200 ml de água
Sal a gosto (pode ser rosa do Himalaia)

Em uma panela, doure a cebola e refogue os legumes – todos cortadinhos em pedaços pequenos. Coloque água e sal e deixe no fogo até que os ingredientes estejam bem cozidos. Adicione a quinoa e complete o cozimento. Finalize com a cebolinha.

3. Café saudáveis

A bebida nossa de cada dia está ficando mais turbinada. Há quem adicione whey protein e ou maca peruana à bebida, batendo tudo no liquidificador.

Uma ideia que já foi moda entre as famosas e vire e mexe volta a ser comentada é o café com óleo de coco. Segundo nutricionistas, ele é um poderoso termogênico – ajuda o corpo a acelerar o metabolismo e queimar gordura – e uma ótima opção para começar o dia.

Café com óleo de coco é uma ótima bebida pré-treino

Café com óleo de coco é uma ótima bebida pré-treino

Foto: Pinterest

4. Especiarias marroquinas e temperos coreanos

Especialistas em alimentação também defendem que uma boa maneira de entrar em forma e preprar comidas saudáveis é diminuindo o sal usado na cozinha. O excesso dessa substância causa inchaço e diversos males. Uma maneira de usar menos sal é investindo em temperos.

Temperos dão sabor diferente à comida e ajudam a diminuir a quantidade de sal nos preparos

Temperos dão sabor diferente à comida e ajudam a diminuir a quantidade de sal nos preparos

Foto: Thinkstock/Getty Images

O levantamento do Pinterest mostra que os temperos marroquinos estão bombando, com um aumento de 2.579% nos pins salvos.

Da África para a Ásia, outro tempero que é tendência é o coreano, especialmente o gochujang.

5. Proteínas vegetais

Os vegetarianos ou veganos tem ganhado cada vez mais espaço e opções de alimentos saudáveis. Com isso, há uma tendência por buscas sobre “proteínas vegetais”. E saiba que alimentos como lentilha, feijão ou quinoa podem complementar a alimentação e ajudar quem não come carne.

Sugestão de receita: hambúrguer de lentilha

O vegano que busca um belo sanduiche pode preparar esse hambúrguer, fonte de proteína, segundo site Tempero Alternativo.

1 xícara de lentilha crua
1 xícara de farinha de aveia (ou farinha de arroz para intolerantes a glúten)
1 cebola grande
Sal a gosto
Salsa a gosto (opcional)
Óleo vegetal

O preparo começa com o cozimento das lentilhas até que elas fiquem macias. Depois, escorra a água e amasse as lentilhas em um prato grande e reserve. Em uma panela, coloque o óleo e doure a cebola picada. Junte ao refogado a lentilha amassada, os temperos e a farinha escolhida. Por fim, basta modelar os hambúrgueres e fritá-los na hora do consumo com um fio de óleo vegetal. Se preferir, pode congelar os hambúrgueres antes da fritura.

6. Snacks saudáveis

Quem faz dieta precisa de comidas saudáveis para o lanchinho da tarde e para matar a fome que aparece ao longo do dia. Segundo levantamento do Pinterest, “quem curte salgadinhos está trocando as batatas chips gordurosas e calóricas por opções como edamame e ervilhas snap”.

Ovos de codorna com tomate e temperos são uma ideia de petisco saudável

Ovos de codorna com tomate e temperos são uma ideia de petisco saudável

Foto: shutterstock

7. Manteiga clarificada

Esse ingrediente também já deu o que falar aqui no Delas e está na lista do Pinterest, com 155% no aumento dos pins com “ghee”. Ela pode ser preparada em casa e o resultado é uma manteiga com menos sódio e menos lactose que a versão tradicional.

Manteiga ghee pode ser feita em casa e combina com receitas doces e salgadas

Manteiga ghee pode ser feita em casa e combina com receitas doces e salgadas

Foto: shutterstock

Depois, é possível usar a manteiga clarificada, ou de ghee, em diversos preparos, tanto de pratos doces quanto salgados, ou usá-la no pãozinho ou na torrada do café da manhã ou do café da tarde.

8. Sobremesas veganas

Os veganos buscam alternativas para uma alimentação sem produtos de origem animal não apenas quando o assunto é a proteína do prato principal. As sobremesas veganas também estão em alta e são mais uma tendência para o ano que vem.

Em linhas gerais, um caminho para preparar esses pratos é usar óleo de coco no lugar na manteiga e sementes para substituir os ovos. Nesta receita do Cura pela Natureza, por exemplo, o chocolate vegano ganha um toque a mais com chia e fica pronto em 5 minutos. Veja os detalhes:

Sugestão de receita: chocolate vegano

2 colheres de sopa de óleo de coco (precisa estar líquido)
2 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 colher de chá) de agave
Sementes de chia

Misture os três primeiros ingredientes até obter uma textura cremosa. Se preferir, adiciona mais agave para um sabor mais doce. Depois, pode espalhar a massa em papel manteiga ou colocar em forminhas até endurecer. Para uma receita ainda mais nutritiva, junte as sementes de chia ao preparo. Elas ajudam quem quer emagrecer porque formam uma espécie de gel no estômago e, com isso, preenchem espaço e dão sensação de saciedade por mais tempo. Esse gel também faz com a absorção dos nutrientes seja feita de maneira mais lenta pelo organismo, o que é bom para a dieta e para aproveitar melhor as substâncias.

9. Drinques sem álcool

E se estamos falando de uma vida mais saudável e de boa forma para 2018, é melhor deixar o álcool de lado. O bom é que há uma lista bastante extensa de drinques sem álcool e outras bebidas refrescantes bombando na rede social.

Segundo Mayra Cardi, as bebidas alcóolicas devem ser cortadas do cardápio porque se transformam em açúcar e gordura no organismo. Esse, inclusive, foi um dos itens que a especialista riscou da vida de Anitta para ajudar a cantora a exibir essa silhueta de fazer inveja a muita gente.

Para preparar bebidas com a cara do verão, a dica é investir em combinações de sucos e muitas pedras de gelo ou mesmo apostar em águas saborizadas. Folhas de hortelã para decorar também são um charme a mais.

Água saborizada com pêssego%2C mirtilo%2C limão e hortelã

Água saborizada com pêssego, mirtilo, limão e hortelã

Foto: Divulgação/Oba Hortifruti

Agora é separar o que mais te agrada dessa lista de comidas saudáveis e apostar em 2018 com uma dieta equilibrada. Vale também procurar um nutricionista ou médico para montar um cardápio personalizado para seus objetivos para o próximo ano.


Anhanguera

Comentários: (0)







Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera