Você pode estar sofrendo de “ansiedade pelo toque do celular”
Pessoas ansiosas relatam toques “fantasmas” de celular pesquisa explica que sensação pode causar dores de cabeça, estresse e distúrbios de sono
Ninguém ligou, nem mandou mensagem, mas você insiste em ouvir o toque do celular. Já aconteceu? Segundo pesquisa recente da Universidade de Michigan, se você respondeu “sim”, é bom prestar atenção: você pode estar sofrendo de “ansiedade pelo toque do celular”, ou “ringxiety”.
Tocou ou não tocou? Você pode estar sofrendo de ansiedade pelo toque do celular
Foto: Globo/Divulgação
Publicado em janeiro deste ano, o levantamento ;comparou a frequência de toques considerados “fantasmas” em um grupo de 411 voluntários. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados disseram ter ouvido ;o celular tocando, mas o aparelha não havia dado nenhum sinal sonoro na realidade.
Essas pessoas tinham apego ansioso (preocupação excessiva em ser abandonado ou não correspondido) ou apego evitativo (tendência a evitar intimidade pelo medo de se envolver). ;Os indivíduos com apego ansioso ;descreveram 18% mais situações de “ringxiety”.
Daniel J. Kruger e Jaikob M. Djerf, responsáveis pelo estudo, explicam que essa ansiedade pode prejudicar a saúde, ativando as sensações de estresse, as dores de cabeça e certos distúrbios de sono.