Tabela Periódica ganha quatro novos elementos
A Tabela Periódica ganhou no último dia 30, quatro novos elementos químicos que vem sido produzidos artificialmente e tiveram sua existência confirmada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), garantindo posições na sétima linha da tabela.
Com números atômicos de 113, 115, 117 e 118, os novos elementos não existem na natureza e são criados pela colisão e fusão de elementos menores, possível graças a aceleradores de partículas e, por isso, tem um ciclo de vida de frações de segundo.
Os novos elementos são produzidos quimicamente e não são encontrados na natureza (Foto: iStock)
Um grupo de pesquisa japonês, que foi capaz de criar o elemento 113 três vezes entre 2004 e 2012, ganhou o direito de nomeá-lo. Os demais terão seus nomes escolhidos por um consórcio de cientistas norte-americanos e russos, que os produziram.
Os novos elementos ainda não foram oficialmente batizados, mas até o momento cada um tem um nome e símbolo temporários: Ununtrium (Uut) corresponde ao elemento de número atômico 113, Ununpentium (Uup) ao 115, Ununseptium (Uus) ao 117 e Ununoctium (Uuo) ao 118.