App mostra a quantidade de açúcar em alimentos industrializados

Quem procura reduzir a quantidade de açúcar ingerida diariamente sabe muito bem que poupar apenas nos doces não é o suficiente. Quantidades perigosas do ingrediente também se escondem em alguns dos nossos alimentos e bebidas favoritos.

Para ajudar os consumidores a contabilizar esta dose diária de sacarose no organismo, o órgão de saúde pública da Inglaterra (PHE) lançou um novo aplicativo, que diz a quantia exata de açúcar presente em diversos alimentos industrializados do país.

Image pop-bem-estar-app-mostra-a-quantidade-de-acucar-em-alimentos-industrializados1.jpg

O aplicativo foi criado pelo órgão de saúde pública inglês como parte de uma campanha para reduzir taxas de obesidade no país. (Foto: Divulgação)

O sistema funciona por meio da leitura de códigos de barra e indica o teor de açúcar do produto em gramas ou o equivalente a cubos, e pode ser usado em mais de 75 mil alimentos.

Image pop-bem-estar-app-mostra-a-quantidade-de-acucar-em-alimentos-industrializados.jpg

Uma embalagem de Ketchup Heinz, por exemplo, possui o equivalente a 20.3 cubos de açúcar – ou 82.2 gramas. (Foto: Divulgação)

O app foi lançado como parte de uma campanha do PHE, chamada Change4Life, que incentiva principalmente os pais a orientarem seus filhos para o consumo de alimentos mais saudáveis, ajudando a reduzir problemas de diabetes e obesidade entre as crianças do país.

De acordo com a instituição, as quantidades máximas diárias de açúcar que crianças entre 4 e 6 anos podem consumir é de cinco cubos (19 gramas). Este valor aumenta gradativamente conforme a pessoa cresce, sendo que, para os adultos é recomendada a ingestão de pouco mais de sete cubos por dia (30 gramas).

A ferramenta do PHE ainda oferece dicas de como ajustar a dieta dos usuários para reduzir o consumo de sacarose, além de várias receitas fáceis e saudáveis para incentivar o consumidor.

Para Tam Fry, porta-voz de outra entidade de saúde britânica, o National Obesity Forum, a ideia do aplicativo é interessante, mas pouco eficiente. “Uma olhada para o rótulo dos alimentos já basta para obter estas informações”, declarou em comunicado. Mesmo assim, a campanha não deixa de ser divertida.


Anhanguera

Comentários: (0)







Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera