Após controvérsia, Academia decide adiar categoria de filme popular no Oscar
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas resolveu adiar a nova categoria do Oscar, dedicada a premiar o melhor filme popular do ano
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas resolveu adiar a introdução da nova categoria do Oscar que será dedicada a premiar o melhor filme popular no ano, anunciada mês passado.
Nova categoria do Oscar é adiada
Foto: Divulgação
De acordo com o The Hollywood Reporter, a Academia pretendia introduzir o prêmio no Oscar 2019, que será no dia 24 de fevereiro. Em comunicado oficial, , Dawn Hudson, CEO da instituição, admitiu que a recepção controversa do anúncio original fez a Academia repensar.
“Houve um leque muito grande de reações à introdução desse novo prêmio, e reconhecemos que existe a necessidade de discuti-lo melhor entre os nossos membros”, comentou ele “Fizemos muitas mudanças no Oscar durante os anos, e vamos continuar evoluindo, embora respeitando o incrível legado dos últimos 90 anos”, completou.
O anúncio feito no mês passado não estabelecia os critérios pelos quais um longa seria selecionado para a categoria.Com a temporada de premiações se alinhando, e muitos filmes sendo introduzidos em festivais em Veneza, Telluride e Toronto, as questões sobre a nova categoria estavam começando a incomodar.
Para muitos, a nova categoria seria uma tentativa desesperada de aumentar os números de audiência da cerimônia, que andam caindo especialmente porque o anúncio foi feito junto com a decisão de encurtar a premiação televisionada, deixando algumas categorias para serem premiadas durante os intervalos.
91ª edição do Oscar trará consigo algumas novidades
A 91ª premiação do Oscar será realizada em 24 de fevereiro de 2019 e contará com uma duração de apenas 3 horas
Foto: Frazer Harrison/Getty Images
Além da nova categoria de premiação, outra novidade que foi anunciada é que a cerimônia em questão passará a ser realizada durante o período de três horas. Com isso, os vencedores de algumas categorias serão anunciados durante o intervalo, e exibidos posteriormente na versão editada do evento televisivo.
É válido ressaltar que recentemente a Academia re-elegeu para o mais alto cargo em sua diretoria o famoso cineasta John Bailey, que já atuou como diretor de fotografia em inúmeros filmes. Seu trabalho mais recente foi para o longa “Como se Tornar um Conquistador”.
Enquanto a 91ª edição do Oscar deve acontecer em 24 fevereiro de 2019, a 92ª edição teve a data alterada algumas semanas antes do previsto, sendo marcada para 9 de fevereiro de 2020.