‘A melhor parte é a paixão que vocês têm’, afirma Jon Secada sobre Brasil
Entrevista com o cantor cubano, promoções e novidades do cinema e especiais para o Dia Internacional das Mulher são destaques do Bastidores
No início da década de 1990, quem ligava a rádio não poderia se esquivar de ouvir canções como Just Another Day, Angel ou Do You Believe in Us de Jon Secada. O cubano, radicado nos Estados Unidos desde os nove anos de idade, emergiu no mundo da música durante a época mostrando o melhor do R&B e pop latino, conquistando fãs ao redor do mundo. Mais de vinte anos depois do lançamento do seu primeiro disco homônimo, o cantor ainda continua na ativa e, nesta semana, trará os grandes sucessos da sua carreira para o três shows no Brasil. Em entrevista, o cantor remontou sua trajetória e contou expectativas para os próximos dias.
Jon Secada fará shows em três cidades do Brasil
Foto: Reprodução
“Eu acho que o que está acontecendo na internet é muito poderoso por diversos motivos”, comenta Jon Secada sobre as mudanças no cenário da música. “Eu acho que as pessoas naquela época não estavam preparadas ou não conheciam tanto o gênero musical para abraçar mais trabalhos, mas hoje há uma grande evolução da música, muitas mudanças sobre como as pessoas compram música e como nós nos conectados com os nossos fãs”, completa o músico.
Com “Para Beny Moré With Love”, álbum lançado em 2017 que homenageia o cantor também cubano Beny Moré, Secada celebra a ascensão da música latina no mundo. “Eu acho que tudo isso é fantástico. A primeira vez que vi acontecer foi nos anos 1990 quando teve um ‘boom’ latino. É maravilhoso o fato que músicas e culturas consigam convergir e conectar uns aos outros”, opina. Para ele, a realização do álbum também foi uma transgressão pessoal, já que o cantor é um de seus ídolos e o projeto já existia há tempos, mas nunca havia saído do papel: “eu estava esperando a oportunidade para fazer um novo CD e se ele fosse acontecer deveria ser no momento certo”, revela o cantor.
Relação com o Brasil
Para Jon Secada, o Brasil é um país em que criou uma relação desde o início de sua carreira. “Desde que o meu primeiro CD saiu, vocês aceitaram ele na indústria da música. Eu amo o Brasil, os meus fãs e a nossa conexão. A melhor parte de ir ao país é essa paixão que vocês têm”, contou o músico.
Seu segundo show da turnê acontece em São Paulo, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Para ele, a data é simbólica e necessária. “Sempre existiu um movimento. Sempre existiu mulheres, pessoas negras lutando pelos seus direitos de uma maneira para que as coisas avançassem. O que acontece hoje talvez seja que esteja de uma forma maior”, opina o músico. “Acredito que a música é maravilhosa porque você pode falar sobre suas emoções e eu acho que é sempre poderoso você ter a oportunidade de escrever e colocar suas ideias para fora”, completa o cantor.
Com um histórico de ter trabalhado com cantores como Daniella Mercury e Alexandre Pires, Joe Secada ressalta um dos grandes nomes que admira no universo da música brasileira: Roberto Carlos. “Ele é um dos maiores compositores de todos os tempos”, opina.
Os shows de Jon Secada acontecem no dia 7 de março em Curitiba, 8 de março em São Paulo e 10 de março em São Carlos (SP).