‘Tem um apartamento pequeno?’, Veja alguns truques para que ele pareça maior
Alguns recursos na iluminação, parede e até nos móveis podem “transformar” um pequeno apartamento em um ambiente mais amplo
Ter um apartamento pequeno é uma realidade de muitos hoje em dia. Apartamentos studio ou de apenas um dormitório são super comuns, e os ambientes sociais como sala e cozinha também não são amplos.
Existem truques, desde o projeto de sua moradia até a decoração, que podem ajudar a deixar mais amplo o seu apartamento pequeno – pelo menos na aparência. Confira algumas dicas.
Iluminação
A iluminação indireta é um dos aliados de um apartamento pequeno
Foto: Pinterest
A iluminação faz toda a diferença em qualquer ambiente, e com certeza pode fazer com que a casa pareça maior. A designer de interiores Tássia Pereira sugere o uso de iluminação indireta para dar a sensação de amplitude.
Recuos no teto para instalar lâmpadas embutidas são uma alternativa, mas lustres pequenos e, principalmente, a iluminação instalada na parede, como na imagem, ajudam a “aumentar” um cômodo. “Além da sensação de espaço ampliado, esse tipo de iluminação deixa o local mais aconchegante e confortável”, explica a designer de interiores.
Integração
A cozinha americana completamente integrada à sala aumenta o espaço social de um apartamento pequeno
Foto: Nathalie Artaxo/Projeto%3A Márcia Brunello
Alguns gostam, outros preferem deixar os ambientes isolados para a privacidade, mas é fato que ambientes integrados dão a impressão de serem maiores, como ressalta Tássia. Seja uma cozinha americana, integrada com a sala, ou a uma varanda aberta para a sala, além da aparência, ambas as integrações ainda deixam o espaço social mais aproveitável.
Espelhos
Até em um banheiro o espelho pode dar a sensação de aumentar o espaço
Foto: Divulgação
Os espelhos já são uma técnica conhecida para ampliar espaços menores, por causa do reflexo da luz, mas a designer de interiores dá uma dica: pense sempre em que imagem o espelho irá refletir, preferindo áreas amplas. Varandas, corredores, ou janelas – que traz mais luz ao ambiente – são as sugestões de Tássia, que ainda lembra: “Os espelhos devem ser, de preferência, do teto ao chão”.
Paredes
Cores e texturas pesadas não são indicadas pela designer em lugares muito pequenos
Foto: Divulgação/Vestcor
Sabia que a cor e decoração de suas paredes também podem influenciar na perspectiva dos ambientes? “Paredes com texturas pesadas ou mosaicos deixam o ambiente menor”, explica Tássia. Cores muito escuras também têm o mesmo efeito, por isso, em locais pequenos, cores claras e neutras são mais indicadas.
Outro conselho de Tássia é usar as cortinas em tons parecidos com a parede, para evitar a segmentação do ambiente.
Móveis
Poucos móveis, baixos e com um toque de cor são alternativa para um apartamento pequeno
Foto: Reprodução/Pinterest
“Móveis de alturas mais baixas, colaboram para que o campo visual do ambiente fique mais livre”, diz a designer de interiores. Para ter mais espaço de armazenamento, algo raro em apartamentos pequenos, ela ainda sugere mesas retráteis, sofá cama, aparadores com portas e gavetas e até mesmo uma cama baú para o quarto.
Use as cores fortes em móveis pontuais, como em uma poltrona. E em um apartamento pequeno Tássia explica que o planejamento do mobiliário é fundamental: sempre saiba o espaço que eles ocupam para não atrapalhar a passagem, e os mantenha organizados.