O que é preciso para fazer um café perfeito em casa?

Saiba quais são os utensílios necessários na sua cozinha para fazer essa bebida tão especial para um encontro

Você convidou alguém para ir á sua casa, pode ser um encontro ou apenas uma reunião de amigos, e chega aquele momento tão esperado do cafezinho. Quando isso acontece, você sabe o que fazer ou é um daqueles que fica perdido, e até os utensílios necessários são um mistério?

Vivi Fonseca%2C Coffee Master da Starbucks%2C diz o que precisa ter em casa para fazer o cafezinho perfeito

Vivi Fonseca, Coffee Master da Starbucks, diz o que precisa ter em casa para fazer o cafezinho perfeito

Foto: Divulgação

Se a segunda opção faz mais o seu tipo, essa matéria é para você! Se respondeu a primeira, também… quem sabe descobre uma maneira nova e diferente do que costuma fazer. Vivi Fonseca, Coffee Master da Starbucks, esclareceu algumas dúvidas e deu dicas para arrasar no cafezinho. Veja:

Utensílios

O primeiro passo é você ter todos os utensílios necessários para fazer um bom café. Há várias maneiras e cafeteiras no mercado, mas a mais clássica e conhecida por todos é preparar a bebida no filtro de papel e, para isso, irá precisar de:

· Um recipiente para o café que irá preparar, por exemplo uma caneca ou garrafa térmica;

· Um suporte para o filtro de papel;

· Um café de qualidade (moído para filtro de papel);

· 1 colher medidora de 10g ou colher de sobremesa (aquela com tamanho um pouco menor que a de sopa);

· Água filtrada ou mineral (sem cloro);

· E um utensílio para aquecer a água (elétrico ou para colocar diretamente no fogo)

“Para o preparo, sugerimos a proporção de para cada 100 ml de água utilizar 10 g de café (que equivale a 2 colheres de sobremesa)”, diz a Coffee Master.

A escolha da água e do café

“A água é um ponto importante em todos os preparos de café. Escolha uma água filtrada ou mineral, para não interferir no gosto final da bebida. E a temperatura da água deve estar entre 90 e 96°C, ou seja, não chega a ferver”, comenta Vivi.

Ela também alerta que cada tipo de pó tem uma moagem diferente e cada uma delas determina de qual maneira ele será feito. “Cada método de preparo de café exige uma moagem específica. O que determina a granulação da moagem (mais fina, média ou grossa) é o tempo de contato que a água fica com o café durante a infusão.”

Resultado

Alguns itens são essenciais para garantir o sucesso no resultado. Vivi destacou o que realmente pode influenciar no sabor final do café, que são:

· Utilizar um café de qualidade,

· escolher o método que mais lhe agrada,

· utilizar a proporção recomendada (quantidade de café para quanto de água),

· a moagem correta, conforme o método de preparo,

· E a água filtrada ou mineral na temperatura correta.

Cuidados necessários

O pós é muito importante e a Coffe Master alerta que o armazenamento também pode influenciar. “Cuidados com o café, sempre guardá-lo na própria embalagem, o mais lacrado possível, para que mantenha o frescor e fique longe dos inimigos: luz, calor, umidade e oxigênio. E quanto aos aparelhos ou métodos de preparo, realizar a limpeza conforme o especificado”, finaliza.

Com todas essas dicas, agora você pode dizer a todos que o cafezinho é por sua conta!



Comentários: (0)