‘Depilação’, Conheças as diferentes técnicas e qual é a melhor para você
Veja os métodos mais conhecidos e qual é a maneira ideal para deixar a sua pele lisinha e pronta para as estações quentes
O verão está chegando e com ele vem o calor. Qual o resultado disso? Roupas mais fresquinhas, pernas aparentes, blusas de alcinhas que deixam as axilas em evidência, ou seja, o grande vilão – pelo menos grande parte das mulheres se incomando com esse detalhe – são os pelos a mostra! E mais do que nunca você irá pensar na depilaçâo.
Depilação – Conheças as diferentes técnicas e qual é a melhor para você
Foto: Reprodução Pinterest
A depilação e remossão dos pelos é um assunto que atinge homens e mulheres, mas a cobrança, mesmo, ainda cai sobre o público feminino. Além de vaidade, muitas vezes pode ser considerado também uma questão de conforto e higiene. Mas como escolher a técnica ideal para você?
Algumas pessoas têm a pele sensível ou não se adaptam a um certo processo por causa da dor. Veja os métodos mais conhecidos e qual é a maneira ideal para deixar a sua pele lisinha e pronta para estação.
Lâmina
Muita gente conhece esse método, pois é o mais acessível de todos. Você consegue raspar os pelos de um modo mais rente, não importa o tamanho deles. Não causam dor, só eé preciso um pouco mais de cuidado e atençã na hora de utilizar o acessório para não se cortar. Produtos para a lâmina deslizar melhor são super indicados. Porém os resultados duram uma média de 3 dias e podem causar alergias e irritações na região.
Creme depilatório
Esse tipo de creme destrói a queratina dos pelos quando aplicado na superfície e após alguns minutos é só passar uma toalha, uma esponja ou um espátula para retirar – geralmente um desses itens até acompanha o produto na hora da compra. O cheiro pode ser um pouco forte, incomodando alguns usuários, mas a aplicaçao é a mais fácil de ser feita. Ele não agride tanto a pele quanto a lâmina, mas o seu resultado tem duração semelhante: uma média de 3 a 5 dias.
Aparelho depilatório elétrico
Existem no mercado vários tipos desse aparelho. Seu mecanismo não raspa o pelo como um aparelho étrico barbeador ou uma lâmina, ele retira o pelo desde a raiz e consegue pegar inclusive até aqueles que ainda estão nascendo. O produto pode ser um pouco mais caro, mas a durabilidade é grande. Há versões que prometem ser menos doloridas, com sistemas de resfriamento e também aquelas que podem até ser levadas embaixo d’água. O resultado dura em média 20 dias.
Depilação com cera
Quente – É um verdadeiro clássico nos salões de beleza. A cera é esquentada em um aparelho específico para isso e aplicado na região onde terá os pelos retirados. Pode ter um auxilio de um papel para a retirada ou o produto em si basta, depende da cera que estaá sendo usada pela profissional. Os pelos devem ser retirados no sentido contrário do crescimento, com uma puxada rápida, o que causa muita dor e incômodo para muitas mulheres. O resultado dura uma média de um mês, mas não adianta ser feitos por pelos em crescimento, eles devem estar grandes.
Fria – A aplicação é semelhante ao da cera quente, porém tem valores mais acessíveis e geralmente são mais comuns em casa. Para aquelas mulheres que sofrem com sensibilidade ao calor e vasos dilatados, é uma opção para ser considerada.
Tanto a versão quente quanto a fria podem provocar foliculite e pelos encravados se não forem feitas de um modo adequado.
Depilação com linha
Esse tipo de técnica também é conhecida por depilação egípcia, ou iraquiana. É feita utilizando uma linha enrolada nos dedos das mãos – que pode ser de algodão, seda ou mesmo poliéster, depende da escolha da profissional – e se retira os pelos um a um. Pode ser algo um pouco mais demorado, mas é feito em todas as regiões do corpo. O resultado tem durabilidade igual a da cera, pois retira o pelo desde a raiz – uma média de um mês.
Laser e fotodepilação
Tanto um quanto o outro são ativados pela melanina, pigmento presente no pelo. O laser destrói a estrutura do folículo piloso, que gera fios, enquanto a fotodepilação, feita com a luz pulsada intensa (IPL), ele é destruído de forma gradual. A segunda opção é menos dolorida e agride menos a pele também. Durante os dois tratamentos, a região não pode ser exposta ao sol! Ambos prometem uma eliminaçao definitiva de até 95% dos pelos, mas deve ser feita uma manutenção. O preço é um pouco mais salgado do que os outros métodos e deve ser feitos em clínicas especializadas.
O laser é indicado para pessoas com pele clara e fios pretos, já a fotodepilação tem um sistema IPL, chamado Quantum, que está programado para qualquer tom de pele, incluindo o negro.
“O tratamento tem entre 8 a 10 sessões, com no mínimo 15 dias de intervalo. Após obtenção do resultado desejado, deve ser feita manutenção uma vez por ano”, explica Marc.
Bom, agora o que não falta são opções para eliminar os pelos do corpo. Já escolheu qual depilação é a melhor para você?