Como acabar com a celulite com exercícios

Educadora física monta série poderosa de musculação para se livrar dos furinhos, e especialistas dão mais dicas para conquistar a pele lisinha

Celulite é o terror para mulheres, mas alguns bons hábitos vão ajudar liquidar esse problema. Para acabar com a celulite, o indicado é apostar em alimentos que ajudam a hidratar e revitalizar a pele e também investir nos exercícios físicos.

Aposte nos exercícios para acabar com a celulite

Aposte nos exercícios para acabar com a celulite

Foto: Pinterest

De acordo com Natalia Bruzzone, professora da Smart Fit, os exercícios contribuem para acabar com a celulite porque, com o aumento do gasto calórico, o corpo se vê obrigado a usar a gordura do tecido adiposo para ter energia para se movimentar. Além disso, as atividades físicas melhoram o sistema circulatório, que ao lado do acúmulo de gordura está ligado ao aparecimento dos furinhos.

Fabiana Viana, profissional de educação física da rede Just Fit Academias, completa: “A prática de atividade física, sendo ela um treinamento de força ou aeróbica, dependendo da intensidade e frequência semanal, além de colaborar para a perda de gordura, aumenta a massa magra, tonificando e deixando a pele cada vez mais firme”.

Para gastar mais calorias, vale apostar em atividades aeróbicas como fazer esteira, bike , transport ou pular corda. “São exercícios que melhoram a circulação sanguínea, fazendo com que seu corpo trabalhe ainda melhor”, comenta Fabiana.

Por que temos celulite?

A vida seria muito mais simples sem esses furinhos indesejados. Mas eles aparecem devido a alguns fatores. Segundo o cirurgião plástico Francisco Alionis Neto, a celulite tem relação direta com depósitos aumentados de gordura e estímulos de hormônios, principalmente o estrógeno. “Por essa razão, ocorre predominantemente em mulheres após a puberdade. O tipo do colágeno feminino também está associado à maior tendência de formação de celulite”, diz o profissional.

“As ondulações e ‘buraquinhos’ na forma mais branda até a nódulos e inflamações em casos mais extremos formam-se devido a traves de tecido conjuntivo formados entre as células gordurosas que se prendem perpendicularmente à pele, formando as retrações que dão o aspecto de casca de laranja à pele”, detalha o cirurgião.

E um fator genético explica porque geralmente os furos e a aparência de casca de laranja aparecem no bumbum ou nas coxas. “O tecido gorduroso do corpo feminino apresenta maior concentração de receptores hormonais para o estrógeno em determinadas regiões, como coxas, quadris, glúteos e flancos. Devido ao maior acúmulo de células lipídica e às traves de tecido entre estas células que se prendem à pele, haverá maior tendência da formação da celulite”, fala Francisco.

Exercícios contra celulite

Já está na hora de acabar com essas gordurinhas acumuladas e furinhos. Bora malhar? Além dos exercícios aeróbicos, o treino anaeróbico – a famosa musculação – ajuda, e muito, a combater esse problema porque tonifica músculos, também ajuda a reduzir gordura, acelera o metabolismo, aumenta a força e acaba com a flacidez, como lista Fabiana Viana.

Natalia Bruzzone aproveita e monta uma série para você fazer em sua academia. Comece com uma caminhada de 35 minutos e faça três séries de 12 repetições dos seguintes exercícios:

Máquina para agachamento smith

Máquina para agachamento smith

Foto: Pinterest

Agachamento – livre ou no aparelho. Segundo Natalia, é um exercício completo para a musculatura dos glútoes, além de trabalhar quadríceps. O movimento também trabalha equilíbrio e força.

Cadeira adutora – como o nome diz, trabalha os músculos adutores da coxa. Comece com as pernas afastadas e faça força para aproximá-las. Cuidado com a postura, para manter a coluna reta.

Na cadeira adutora%2C a força é feita para aproximar as pernas. Na abdutora%2C o movimento é o contrário

Na cadeira adutora, a força é feita para aproximar as pernas. Na abdutora%2C o movimento é o contrário

Foto: Pinterest

Cadeira abdutora – aqui é trabalhado glúteo e a parte externa da coxa. O exercício é o oposto do anterior, fazendo força para afastar as pernas no aparelho. Continue atento à postura e mantenha as costas apoiadas no banco, orienta Natalia.

Cadeira extensora – o foco é o quadríceps. Sentado, estique as perna, estendendo os joelhos. Cuidado para não fazer uma hiperextensão, como lembra a professora.

Músculos acionados na mesa flexora

Músculos acionados na mesa flexora

Foto: Pinterest

Mesa flexora – se trabalhou a parte da frente, é a hora de focar na parte de trás das coxas, nos músculos posteriores. Deixe o quadril parado e flexione os joelhos, levando os pés de encontro aos glúteos.

Algo a mais

Lá no começo já falamos nisso, mas vale relembrar. A alimentação é fundamental para acabar com a celulite. Para Francisco Alionis Neto, o cardápio ideal é pobre em gorduras e rico em vitaminas e proteínas. Além disso, é importante consultar especialistas para ajustar a sua dieta e também orientar a prática de atividade física.



Comentários: (0)