‘Benefício do exercício físico’, 2 horas por semana reduz efeito nocivo do álcool

Pesquisadores indicam que 150 minutos de atividade moderada por semana pode contribuir muito mais para a saúde do que você imagina

Que exercício físico faz bem não é nenhuma novidade. Mas pesquisadores da University College London e da University of Sydney descobriram que além de ajudar a manter a forma, a atividade física é capaz de reduzir os efeitos novicos do álcool no organismo.

Exercício físico moderado pode até eliminar efeito novico do álcool

Exercício físico moderado pode até eliminar efeito novico do álcool

Foto: Thinkstock/Getty Images

Segundo reportagem do jornal britânico “The Telegraph”, o novo estudo indica 150 minutos de exercício físico moderado, ou seja duas horas e meia por semana, para que esse benefício seja alcançado. De acordo com os pesquisadores, essa quantidade de atividade reduz o risco de câncer em 36%. Também reduz pela metade o risco de morte naqueles que abusam das bebidas.

Cientistas acreditam que ingerir bebida alcoólica e se exercitar faz com o metabilismo tenha reações do mesmo padrão, só que exatamente opostas. Enquanto o álcool força o fígado trabalhar para se livrar dos ácidos graxos, o exercício faz o contrário, usando gordura como combustível para o corpo. Portanto, ao passo que beber faz mal para a saúde, praticar atividade física protege o organismo.

“O resultado da pesquisa mostra que o exercício melhora a saúde das pessoas, até quando elas não seguem hábitos tão saudáveis”, defende Annie Britton, médica da Universidade de Londres.

Números da pesquisa

O estudo, segundo o jornal britânico, analisou 36.370 pessoas na Inglaterra e na Escócia durante quatro anos. Elas responderam a questionários sobre o que comiam e bebiam e a quantidade de atividade entre aqueles com mais de 40 anos.

Os pesquisadores constataram que a chance de desenvolver câncer ou morrer precocemente aumenta progressivamente a medida que a pessoa consome mais bebida alcoólica. Mas quando há prática de exercícios, o risco é reduzido. Se beber muito aumenta em 20% o risco de morte precoce e 52% a chance de câncer, as atividades moderadas diminuem essas taxas para 9% e 18%, respectivamente.

Segundo os cientistas, de dobrar a quantidade de exercício por semana para 5 horas no total, os efeitos do álcool são cancelados.

Entretanto, os pesquisadores alertam que o estudo foi apenas de observação e lembram que isso não significa que se pode beber a quantidade de quiser e compensar todos os efeitos com o exercício físico. O ideal é incluir atividade na rotina e também consumir bebidas com moderação.



Comentários: (0)