Rodrigo Sant’Anna revive Batista na segunda temporada da ‘Escolinha’
Ator rebate críticas de que personagens está “homossexual” nesta versão da “Escolinha do Professor Raimundo”. “São os olhos dessa geração”
Rodrigo Sant’Anna volta a dar vida nesta segunda-feira (12) a um dos personagens mais marcantes da “Escolinha do Professor Raimundo”. O ator interpreta seu Batista na segunda temporada do programa, que estreia às 20h30 no canal Viva – e ainda este ano também na Globo. Em entrevista ao iG, ele conta como assumiu o personagem e a maneira que lida com as – poucas – críticas.
Rodrigo Sant’Anna revive Batista da ‘Escolinha do Prof. Raimundo’
Foto: Pedro Curi/TV Globo
“Quando me chamaram pra fazer eu estava com tanto cagaço, um receio que nem mensurava! Mas assim que terminei de gravar vi que ficou muito bacana. Quando foi para o ar, então, adorei. “Ninguém esperava que o programa fosse tão bem recebido, a fórmula que mais deu certo”, diz Rodrigo Sant’Anna. “Pra gente que está lá, a sensação de refazer a ‘Escolinha’ nem é real”, afirma.
Sant’Anna garante não ter procurado repetir os trejeitos de Eliezer Motta, que fazia Batista nos anos 90. “Não sou imitador nem posso o talento de imitar, tentei reproduzir a maneira, a cadência do personagem”. E discorda de quem ache homossexual sua versão do personagem, que idolatra o professor Ramundo (Bruno Mazzeo).
“As referências que uso são do próprio texto, não mudei nada. A gente tem uma nova geração assistindo, e essa geração vê com esses olhos uma relação de admiração tão forte entre homens. E ainda tem o meu histórico com personagens como a Valéria (do extinto ‘Zorra Total’), que pode acabar dando essa impressão”, explica, com tranquilidade.
Após os 16 episódios desta temporada, ele sabe que será preciso vencer alguns problemas para produzir outras. “Temos um elenco complexo, muitos fazem várias coisas ao mesmo tempo. Não sei se conseguiríamos nos reunir, mas ficaria feliz se houvesse uma terceira ou mais temporadas”, torce.
O elenco conta, além de Sant’Anna e Mazzeo, com Ângelo Antônio (Joselino Barbacena), Betty Gofman (Dona Bela), Dani Calabresa (Catifunda), Ellen Rocche (Capitu), Evandro Mesquita (Armando Volta), Fabiana Karla (Cacilda), Fernanda de Freitas (Marina da Glória), Fernanda Souza (Tati), Kiko Mascarenhas (Galeão Cumbica), Lucio Mauro Filho (Aldemar Vigário), Marcelo Adnet (Rolando Lero), Marcius Melhem (Seu Boneco), Marco Ricca (Pedro Pedreira), Marcos Caruso (Seu Peru), Maria Clara Gueiros (Cândida), Mateus Solano (Zé Bonitinho), Otaviano Costa (Ptolomeu) e Otávio Müller (Baltazar da Rocha).
Enquanto uma nova temporada não acontece, o ator se dedica à terceira do seriado “Os Suburbanos” no canal Multishow. Novelas não estão descartadas, mas também não são prioridade. “Não tenho essa relação de ‘preciso fazer’, mas se viesse seria bem vindo”