‘Noivado’, como organizar uma festa simples e econômica
A festa de noivado é uma comemoração mais simples que o casamento, mas deve ser lembrada. Veja dicas para a organização do evento
O noivado é considerado a primeira fase na entrada oficial para a vida a dois. Por isso, mesmo que os noivos já estejam começando a juntar as economias para a grande comemoração do casamento, muitos desejam fazer uma pequena festa, mesmo que pequena, para o pedido oficial.
A cerimonialista Shalimar Catramby lembra que a festa de casamento é a principal e, por isso, não é necessário investir tanto na festa de noivado: “É um evento menor, em que os convidados são somente pessoas muito próximas para celebrar a oficialização.”
A festa de noivado deve ser mais simples mas exige cuidados especiais. Veja como organizar:
Foto: Getty Images
Por ser apenas uma pequena reunião, a primeira oportunidade de economizar é não contratar uma casa de festas. Não é necessário um buffet completo nem decoração específica. Com relação a comida, Liana e Carla, assessoras de casamento da Wedding&Co, sugerem uma comida leve “que tenha cara de comemoração”.
O que servir
Shalimar ainda indica a realização de um coquetel, com comidinhas como canapés e pequenos salgados que podem ser consumidos com a mão.
O bolo de noivado deve ser mais simples do que o de casamento, mas pode ser parecido. As cerimonialistas sugerem que ele seja mais básico, porém enfeitado com pasta americana ou outro tipo de cobertura de sua preferência.
As bebidas são livres, escolha as de sua preferência. Entre sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, só não pode faltar o espumante, para um brinde no momento principal da festa.
Momento do pedido
O ponto alto do evento será o anúncio do noivado. Liana e Carla sugerem escolher um momento da festa, mais para o final, quando todos os convidados já tenham chegado, para o noivo fazer o pedido.
Se sua escolha for por uma cerimônia tradicional, ele deverá pedir a mão da noiva para os pais, e fazer um pequeno discurso. Os pais da noiva e do noivo também podem fazer um breve pronunciamento. O momento pode ser seguido do brinde e corte do bolo.
Simples, descontraído e prático
A atmosfera da festa de noivado deve ser de um jantar ou almoço descontraído e por isso – além do pequeno número de convidados –, pode ser realizado em casa ou em um salão alugado de pequeno porte: pode ser um salão de festas de um prédio, por exemplo.
Por ser uma festa pequena, os convites escritos podem ser dispensados. Você pode fazer uma comunicação pessoalmente para os amigos e familiares ou também lançar mão da tecnologia. Um convite pelas redes sociais ou por mensagem no celular é muito útil em ocasiões como essa.
Lembrancinhas também não são necessárias no noivado, mas se quiser agradar aos convidados, lembre-se de tirar uma foto com cada um, em um brinde, ao lado do bolo. Depois, mande ampliar estas fotos e coloque-as em um porta-retrato para dar de presente aos amigos e familiares, sugerem as assessoras Liana e Carla.