‘Blefaroplastia’, cirurgia que levanta as pálpebras dos olhos
A técnica minuciosa de cirurgia plástica ajuda rejuvenescimento facial e muitos outros benefícios
Muitas pessoas já escutaram que os olhos são conhecidos como as janelas da alma, não é mesmo? O olhar revela quando uma pessoa está cansada, estressada ou dormiu pouco, ou não. Às vezes, a aparência engana, pois você pode estar muito bem disposto e suas pálpebras mostrarem o contrário, por isso muitas pessoas recorrem a blefaroplastia.
Blefaroplastia
Foto: Divulgação
Esses tipos de mudanças que ocorrem naturalmente – com o decorrer do tempo – devido ao acúmulo de gordura atrás da pele e musculatura palpebral, provocando inchaço e flacidez na região em volta dos olhos. A bleforoplastia irá corrigir justamente esta aparência cansada, que também pode ser hereditária e aparecer em indivíduos jovens. Mas o que é exatamente esse tipo de cirurgia plástica? O cirurgião plástico, membro titular da SBCP, Doutor Alexandre Mansur, esclarece algumas dúvidas e conta os benefícios dessa técnica.
O que é a Blefaroplastia?
Blefaroplastia é a cirurgia plástica que retira os excessos de pele das pálpebras e trata as bolsas de gordura. “Especificamente na pálpebra inferior podemos elevar o 1/3 médio da face com rejuvenescimento de toda região malar, abaixo dos olhos ate o sulco nasogeniano (bigode chinês)”, explica.
Blefaroplastia
Foto: Divulgação
Quais os benefícios da cirurgia?
“Melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando flacidez e rugas. Alem de rejuvenescer a região malar, até sulco nasogeniano”, comenta o Doutor Alexandre Mansur.
Como é feita a Blefaroplastia?
“Normalmente, o procedimento é feito com uma pequena incisão rente aos cílios – cerca de 1mm de distância. Então é retirado o excesso de pele da pálpebra e os depósitos de gordura são reposicionados, para que, em seguida, a incisão seja suturada com fio especial”, explica o cirurgião plástico.
Blefaroplastia
Foto: Divulgação
O diferencial de poucos cirurgiões plásticos é promover um rejuvenescimento facial quase que completo apenas com esta cirurgia. Para isto, o procedimento realizado pelo Doutor Alexandre Mansur é bem parecido, porém a incisão vai até o músculo localizado embaixo da pálpebra inferior, o qual é descolado e reposicionado em direção à boca, de modo a cobrir a parte inferior do osso ocular. Desta forma, aumenta-se o volume da região, levanta o malar, a maçã do rosto e melhora inclusive o “bigode chinês”.
Atualmente, cerca de apenas 30% dos cirurgiões plásticos membros da SBCP realizam esse tipo de blefaroplastia.
Anestesia e Cuidados Pós-Operatório
O mais comum é aplicar anestesia local associado à sedação. A blefaroplastia pode durar de 40 minutos à 1 hora e meia. Após cerca de 48 horas o paciente pode retornar às suas atividades rotineiras. O inchaço é comum após o procedimento cirúrgico e pode ser amenizado com compressas de água gelada e chá de camomila. Importante evitar a exposição ao sol até a cicatrização completa da região.