Tudo sobre reconstrução capilar e como fazer o passo a passo em casa
A técnica, também conhecida por botox capilar, repara os cabelos danificados e quebradiços
Os cabelos precisam de cuidados constantes para manter uma aparência bonita e saudável. Se você sente que os fios estão secos, sem vida, quebradiços, elásticos, todo trabalhado nas famosas pontas duplas – o terror das mulheres – a reconstrução capilar é a solução ideal.
Como fazer reconstrução capilar em casa
Foto: Edu Cesar
Mas o que é a reconstrução capilar? Essa técnica, também conhecida por botox capilar, repara os cabelos danificados pelo uso do calor do secador, chapinha ou babyliss, processos químicos, como tintura, alisamentos e progressiva, além da piscina, mar, sol, poluição e até mesmo vento. Tudo isso contribui para que os fios fiquem, a cada dia que passa, mais porosos e ressecados.
O tratamento da reconstrução capilar irá repor a queratina perdida, diminuindo o frizz e deixando as madeixas finas mais fortes e resistentes.
Veja o que você irá precisar para fazer o passo a passo:
– Shampoo antirresídiuos
– Shampoo reconstrutor
– Queratina líquida ou em gel
– Máscara reparadora
– Condicionador reconstrutor
– Leave-in / protetor térmico se for secar o cabelo com secador ou chapinha
Passo 1: lave com o shampoo antirresíduos
Shampoo antirresíduos, Viscaya
Foto: Divulgação
Primeiro, lave os cabelos com o shampoo antirresíduos para tirar toda oleosidade e sujeira profunda.
Passo 2: lave com o shampoo reconstrutor
Shampoo reconstrutor, Ox
Foto: Divulgação
Você irá lavar os fios novamente, mas dessa vez com um shampoo reconstrutor. Ele irá garantir que as cutículas estejam abertas e limpas para o agente reconstrutor.
Passo 3: Hora da queratina
Queratina líquida, Niely Gold
Foto: Divulgação
Retire o excesso de água dos cabelo com uma toalha e use uma escova para desembaraçar. Você pode borrifar a queratina líquida mecha por mecha – a absorção é rápida – ou, se usar a textura em gel, comece pela nuca e suba até os fios no topo da cabeça.
Passo 4: Aplicar a máscara reparadora
Máscara Extreme, Redken
Foto: Divulgação
Assim como a queratina, você irá passar a máscara de hidratação nas mechas. Lembre-se de massagear muito bem os fios, mas tome cuidado com a raiz para não ficar oleoso e pesado no final.
Quando terminar a aplicação, dê uma pausa de 20 minutos para os produtos agirem.
Passo 5: Enxaguar e condicionar
Condicionador reconstrutor, Acquaflora
Foto: Divugação
Enxágue os fios, de preferência com água morna, e retire a queratina e a máscara por completo. Em seguida, aplique o condicionador reconstrutor para selar as cutículas e enxágue novamente.
Passo 6: Finalize com o protetor térmico
Termo protetor reparador Aromacologia, L’Occitane en Provence
Foto: Divulgação
Se você gosta de secar os fios com o secador, não tem problema. Você pode usar o calor, desde que proteja os cabelos com o leave-in ou protetor térmico antes.
Fácil, não é? O processo parece um pouco demorado, mas é muito simples de reproduzir!
Vale lembrar: a reconstrução capilar faz parte do cronograma capilar – que consiste, durante um mês, na hidratação e nutrição dos fios de modo intenso. Para repetir o procedimento, espere um intervalo de 20 a 30 dias. O excesso de queratina pode deixar os cabelos rígidos, levando a quebra e queda dos fios.