8 alimentos antirrugas para você incluir agora em seu cardápio
Alimentação pode ajudar, e muito, a cuidar da pele. Esteticista de celebridades americanas dá as dicas
Não tem como fugir. A idade chega e, com ela, aparecem as rugas e as linhas de expressão. Mas incluir alimentos chaves no cardápio pode ser uma ótima opção para amenizar esses sinais. É o que ensina Renée Rouleau, esteticista que cuida da pele de diversas celebridades americanas, ao site “Byrdie”.
As rugas, segundo Rouleau, são resultados do tempo, que faz com que se perca colágeno, diminuindo assim a elasticidade da pele. Diversos fatores também influenciam nesse processo: sol, poluentes, fumaça, cigarro e bebidas alcóolicas.
A alimentação também tem influência direta na pele. O que você come pode deixar a sua pele com um ar mais jovem. Veja lista com oito alimentos que você pode incluir agora na dieta para manter a cútis lisinha.
A esteticista Renée Rouleau ainda cita que a vitamina C é muito importante para a produção do colágeno e também ajuda a pele a se renovar. Experimente alimentos ricos nesse nutriente como folhas verdes, brócolis, morango, laranja e mamão papaya. E esse mamão ainda é rico em vitamina E, outro nutriente essencial na briga contra as rugas. Tal vitamina protege as células dos raios UV. Para ingeri-la, também aposte no azeite de oliva, nos grãos 100% integrais ou em frutas como kiwi.
Abacate
Abacate
Foto: Thinkstock
Abacate contém um tipo de gordura muito pequena que é capaz, como explica a nutricionista Dana James, de passar por membranas e proteger as céluas dos radicais livres. Isso significa uma pele mais radiante.
Ela indica adicionar abacate a um wrap com folhas verdes, salmão selvagem, tomate e pimenta.
Gergelim preto
Gergelim preto
Foto: Pinterest
Essas sementes, para Dana, poderiam estar em todas as refeições. Elas são ricas em diversas substâncias boas para a pele como gorduras, aminoácidos, potássio e fibras.
Semente de abóbora
Retiradas dos frutos maduros, as sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos, vitaminas e minerais
Foto: Thinkstock/Getty Images
Rica em zinco, vitamina E, ômega 3, essas sementes ajudam a curam, regeneram e hidratam a pele. A nutricionista indica consumir as sementes de abóbora crua, pois as gorduras boas que ela contém são delicadas e podem ser destruídas em altas temperaturas.
Ômega 3
Salmão
Foto: Arquivo
De acordo com Rouleau, alimentos ricos nessa substância ajudam o corpo a responder a a irritações e atrai água para a pele. Isso melhora a aparência e reduz rugas. Para aproveitar esse benefício, ela sugere ingerir salmão, tofu e soja.
Selênio
Castanha-do-pará
Foto: Getty Images
Para melhorar a elasticidade da pele, a esteticista recomenda alimentos com selênio, como castanhas-do-pará, atum em lata, peru e até ostras.
Proteínas
Carne
Foto: Getty Images
As fibras de colágeno são feitas de aminoácidos, que vem das proteínas. Por isso, Rouleau indica uma dieta rica em proteínas. Experimente alimentos como peixes, tofu, carnes magras e ovos.
Tomate
Tomate
Foto: Getty Images
Você sabia que o tomate tem um fator de proteção solar natural? É o que explica Dana James ao “Byrdie”. Ela lembra que você deve passar protetor solar, mas dois tomates vão lhe dar proteção fator 5.
Vitaminas C e E
Morangos
Foto: Getty Images