Todo cuidado é pouco: privacidade e mais dicas profissionais para seu lavabo

Para garantir a privacidade, tome cuidado na hora de escolher materiais para as paredes, portas e até mesmo teto

O lavabo, presente em muitas casas e apartamentos, pode até não ser considerado como um banheiro, por não conter chuveiro, mas é inegável sua praticidade na hora de receber visitas. O grande problema é que, normalmente, ele está instalado ao lado da sala, atrapalhando a privacidade de quem usa.

Lavabo projetado pela designer Iara Santos possui porta de dobradiça que veda melhor o som

Lavabo projetado pela designer Iara Santos possui porta de dobradiça que veda melhor o som

Foto: Daniel Mansur

“A maioria das casas tem o lavabo na sala, o que atrapalha sua privacidade. Eu tentaria colocar numa área mais reservada, mas, ainda assim, na área social para que não seja invadida a área intima da residência”, comenta a designer de interiores Iara Santos.

Se não dá para tirá-lo da sala, a designer e a arquiteta Isabela Canaan dá dicas para garantir sua privacidade na hora de montar um lavabo.

O papel de parede não só exerce a função estética no lavabo%2C mas também ajuda na acústica do ambiente, principalmente quando reveste todas as paredes do local como na foto

O papel de parede não só exerce a função estética no lavabo, mas também ajuda na acústica do ambiente, principalmente quando reveste todas as paredes do local como na foto

Foto: Osvaldo Castro

Paredes

Segundo Iara, madeira pode ser uma ótima opção na hora de escolher o material de suas paredes. “A madeira teria o melhor resultado, porque a vedação é a melhor, é quase 100%”, explica. “Mas, se o painel de madeira for liso, não resolve, pois não absorve a acústica”, completa Isabela.

Outro material indicado pelas profissionais é o papel de parede. “Seria uma vedação mais simples, mais rápida e ficaria até mais bonita, pois tem vários modelos”, comenta a designer, sobre o material que também auxilia na acústica.

Madeira%2C papel de parede e tapete. Esses foram os recursos utilizados pela arquiteta Isabela Canaan para vedar o som nesse lavabo

Madeira, papel de parede e tapete. Esses foram os recursos utilizados pela arquiteta Isabela Canaan para vedar o som nesse lavabo

Foto: Jomar Bragança

Porta

Segundo as profissionais, a hora de escolher a porta do lavabo também é muito importante pois ela também pode auxiliar na privacidade. “Existem alguns marcos que compramos prontos. Ele vêm com batende de borracha que promove uma vedação maior”, explica a arquiteta. Ela ainda diz que as portas “de bater”, comuns, são as melhores opções.

Teto

Não menos importante do que portas e paredes, o material utilizado para o teto pode ajudar a conter o barulho. Segundo a designer, o forro de gesso é o produto indicado. “Tanto para a acústica quanto para a iluminação e um ambiente mais bonito”.

Mais dicas

Você pode optar por mais alguns objetos para ajudar na decoração, como uma janela que ajuda a ventilar o ambiente. Tapetes, quadros, cortinas e persianas também são uma boa opção, segundo as especialistas.



Comentários: (0)