Atitudes de seus animais que parecem normais podem significar doenças
Correr atrás do rabo, olhar fixo para objetos e outros comportamentos dos animais são um alerta de que eles precisam de ajuda médica
Ver um cachorro correndo atrás de seu rabo ou encostando a cabeça como se pedisse carinho pode até ser divertido. Mas, às vezes, esses comportamentos podem significar doenças e merecem atenção dos donos de pets.
Conversamos com os veterinários Andressa Felisbino e Rogério Monteiro para listar alguns desses comportamentos que merecem sua atenção.
Veja abaixo:
Correr atrás do rabo
Correr ou morder atrás do rabo pode ser um indicativo de doença
Foto: Reprodução
“O animal correr atrás do rabo pode significar um problema de coluna. Algo pode estar errado com a coluna vertebral, o cachorro pode estar sentido dor ou dormência e a reação dele é tentar morder o rabo. Outra causa para a prática pode ser uma alteração psicogênica”, explica Rogério Monteiro.
Andar em círculos
“O hábito pode ser uma alteração psicogênica parecida com a de correr atrás do rabo. É uma obsessão, algo parecido com as pessoas que tem mania de roer unha”, conta Rogério. ;
Bichinho de pelúcia
“Esse problema acontece especificamente com as fêmeas. Após o cio, elas podem desenvolver uma gravidez psicológica e adotar um bichinho de pelúcia, brincando e dormindo sempre com ele. A condição pode gerar aleitamento e infecção na mama e no útero”, explica a veterinária Andressa Felisbino.
Olhar para um objeto fixamente
“Olhar para a parede ou objetos fixamente por muito tempo pode significar uma disfunção cognitiva, um problema do sistema nervoso. É parecido com o Alzheimer dos humanos”, explica Rogério.
Hábito de cavar
“O hábito de cavar constantemente, em qualquer lugar, indica stress. É um comportamento diferenciado que mostra desequilíbrio”, diz Andressa.
Pressionar a cabeça contra algum objeto
Pressionar a cabeça contra uma superfície pode indicar problemas neurológicos
Foto: Reprodução
“O dono pode achar que o animal está pedindo carinho, porém no momento em que ele pressiona a cabeça não só contra o dono, mas contra uma parede ou uma superfície, ele pode estar demonstrando um problema neurológico que precisa ser tratado”, conta Andressa.
Se esfregar na parede
Se o animal se esfregar muito na parede ou em algum objeto%2C é preciso ficar atento as doenças de pele
Foto: Reprodução
“Também pode parecer uma busca por carinho, mas pode significar coceira e doenças de pele como dermatite ou pulga. É preciso tomar cuidado porque a pulga gera outras doenças como anemia”, explica Andressa.
Agressividade com outros animais
“O dono pode achar que o animal não socializa com outros bichinhos por medo, mas, na realidade, é um problema comportamental que pode gerar vários outros, como a automutilação e, consequentemente, a doença de pele”, finaliza Andressa.