Fábio Porchat explora outro ângulo em ‘Entre Abelhas’

Karina Maia

No filme, ator interpreta jovem em crise existencial após separação, discute falta de comunicação e a superficialidade das relações

Rio – Esqueça os gestos exagerados e as gargalhadas fáceis. ‘Entre Abelhas’, que estreia dia 30, apresenta uma faceta de Fábio Porchat desconhecida do público até agora. O humor, é claro, está presente no filme que o ator define como tragicomédia. Mas o foco da trama gira sempre em torno do drama existencial que atinge não só o protagonista, mas um número cada vez maior de pessoas de carne e osso.

“Tive a ideia dessa história quando percebi que cada vez mais gente só olhava para o próprio umbigo. Ninguém dava nem mais bom-dia um para o outro”, relembra Porchat, que começou a escrever o texto há nove anos com Ian SBF — diretor do longa e do canal do YouTube Porta dos Fundos.

O ator Fabio Porchat como o protagonista Bruno%2C de ‘Entre abelhas’%2C primeiro drama do ator%2C que também assina o roteiro com Ian SBF

O ator Fabio Porchat como o protagonista Bruno%2C de ‘Entre abelhas’%2C primeiro drama do ator%2C que também assina o roteiro com Ian SBF

Foto: Divulgação / Dan Behr

Para representar essa questão no cinema, nasceu Bruno (Porchat). Após ver o casamento terminar a contragosto, ele para de enxergar e ouvir as pessoas ao seu redor. O processo é gradativo, e a única que sabe do problema é sua mãe (Irene Ravache). Aos poucos, Bruno vai ficando cada vez mais sozinho e isolado.

“Esse trauma, a dor de cotovelo do Bruno, foi um gancho para falar sobre isso. Na época eu era solteiro. Não teve nenhuma inspiração pessoal. Até o filme ser lançado, casei, me separei e fiquei solteiro de novo”, conta Porchat, que, mesmo com tanto tempo para amadurecer o papel, sentiu o desafio na pele em frente às câmeras. “O Bruno tem uma energia muito diferente da minha. Ele é mais calmo, mais para baixo. É um filme muito diferente dos que eu já fiz. É legal exercitar esse meu outro lado”, avalia o ator.

“Há nove anos, o Fabio veio com essa ideia. Só que o tema foi se encaixando cada vez mais com o passar do tempo”, diz Ian SBF. “Sinto que as pessoas estão se desconectando”, completa ele. Mas, se há um afastamento físico e emocional mais profundo na sociedade, ao mesmo tempo todos estão ligados 24 horas através da internet e das novas tecnologias.

“A gente acha que conversa um com o outro. Só que ficar mandando meme e vídeo engraçado para o amigo no Facebook não é se comunicar”, afirma Ian, que vê as relações ficando cada vez mais superficiais. “A gente está sempre mantendo contato, manda um emoticon, um vídeo, uma foto, mas não sabe o que está acontecendo com o amigo faz tempo”, emenda.

ELES NÃO PARAM
A parceria de Fabio Porchat e Ian SBF é antiga e muito produtiva. Até o fim do ano, eles garantem que sai uma série inédita para a Fox, ‘O Grande Gonzales’, misto de humor e suspense. No cronograma de 2015 também está o filme do Porta dos Fundos, que deve ser lançado até dezembro. “Não vai ser tipo esquetes. Terá início, meio e fim”, adianta Porchat. No ano que vem, o público da Fox também deve descobrir o resultado da trupe no universo da animação. Ian não revela mais detalhes, mas diz que tudo terá o elenco do Porta e seu humor inconfundível.


Anhanguera

Comentários: (0)





G4 Educação


Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera