4 receitas de suchás funcionais

Com o calor intenso das últimas semanas, nada melhor que um suquinho, ou então, um chá gelado para dar aquela refrescada no meio da tarde. Tendência neste verão, os suchás, junção das duas bebidas, tem feito bastante sucesso e além de dar uma aliviada na temperatura do corpo, também são ótimos aliados na desintoxicação.

A nutricionista Angelina Zapponi explica que a união dos sucos de hortaliças e frutas com ervas medicinais pode ser utilizado tanto de forma terapêutica, quando na hidratação. Os benefícios são inúmeros: anti-inflamatório, digestão, retenção de líquidos, calmante e muito mais. Confira quatro receitas de suchás que  vão te fazer bem:

Foto: Shutterstock Images

Camomila com maracujá

Ingredientes:
– 1 xícara de infusão de camomila
– 1/2 xícara (chá) de polpa de maracujá natural
– 1 colher (café) de mel
– 1 copo de água gelada ou gelo
– 1 cubo de biomassa de banana verde

Prepare o suco de maracujá, junte as duas porções e liquidifique. Passe pelo coador e sirva em seguida.

Este suchá é calmante, favorece a digestão e o sono. Também funciona como anti-inflamatório, antiespasmódico, ansiolítico (diminui a tensão) e anticompulsão. Seu uso é mais recomendado à noite, antes de dormir.

Hibiscus com erva doce e maçã

Ingredientes:
– 500 ml de infusão de hibiscos com erva doce
– Suco de duas maças passadas pela centrífuga ou descascadas e batidas com a infusão no liquidificador
– Cubinhos de gelo à vontade
– Um cubo de biomassa de banana verde

Este suchá tem propriedades digestivas, é anti-inflamatório e antioxidante, além de auxiliar na retenção dos líquidos, digestão e eliminação das fezes. É indicado especialmente para pessoas com dispepsia (popularmente conhecido como indigestão). Seu uso é recomendado após as refeições ou sempre que sentir algum desconforto no estômago.

Hibiscos com capim e limão

Ingredientes:
– 500 ml de infusão de flor de hibiscos
– Suco de um limão médio
– 3 colheres (sopa) de capim limão
– Cubinhos de gelo à vontade
– 1 cubo de biomassa de banana verde

Este suchá atua no suporte digestivo, na eliminação de toxinas, retenção de líquidos e também como calmante. Possui funções diuréticas, antioxidante, detoxificante e até na redução da produção do colesterol. A presença de antocianinas presentes na flor de hibisco contribui para a redução da pressão arterial e eliminação de líquidos. Por sua vez, o capim limão (também conhecido como capim cidreira) auxilia na digestão e no controle do estresse.

Foto: Shutterstock Images

Abacaxi com hortelã e gengibre

Ingredientes:
– 2 fatias finas de abacaxi
– 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada
– 1 xícara de infusão de chá branco
– 1 colher (chá) de gengibre ralado
– 1 colher (sopa) de hortelã fresca
– Cubinhos de gelo á vontade
– 1 cubo de biomassa de banana verde

Este suchá é recomendado principalmente para auxiliar na digestão e tem função detoxificante. O abacaxi favorece o equilíbrio metabólico, o gengibre possui ação anti-inflamatória e a hortelã tem ação antifúngica e favorecendo a produção de suco gástrico. O consumo é recomendado em três situações: refresco no meio da tarde, trinta minutos antes das principais refeições ou em pequena quantidade (cerca de 150 mL) logo após o almoço e/ou jantar.

Angelina Zapponi é nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduada em nutrição clínica funcional pelo CVPE e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. Proprietária da Clínica AZ Nutri onde realiza atendimento clínico e esportivo


Anhanguera

Comentários: (0)





G4 Educação


Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera