“Creatina”, saiba para que serve esse suplemento

Você sabe quais são os reais benefícios da creatina? Você usa o suplemento de maneira correta? Confira tudo aqui.

A creatina, regulamentada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é um dos suplementos mais populares no momento. Em 2022, ocupou o primeiro lugar na lista de produtos mais vendidos no Mercado Livre.


Embora os resultados do suplemento possam ser benéficos, a recomendação de uso varia de acordo com os objetivos, necessidades e características individuais de cada pessoa. Portanto, é essencial buscar orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de suplementação nutricional.

Para que serve a creatina?
A creatina é um suplemento que é especialmente indicado para exercícios de alta intensidade e curta duração. Além de ser um nutriente fundamental na produção de energia para as células musculares.

Sua suplementação visa otimizar o desempenho das células musculares durante o treinamento, permitindo que elas executem suas funções de maneira mais eficaz. Além disso, a creatina também contribui para melhorar a eficiência da síntese proteica.

Mas, creatina engorda?
A creatina pode contribuir para o processo de aumento de massa muscular, pois é armazenada nos músculos e também aumenta o processo de retenção de água nessa área. Conforme pesquisa realizada pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da USP (Universidade de São Paulo), o aumento de massa corporal relacionado à creatina está associado principalmente ao ganho de massa magra.

Nesse sentido, a creatina tem o potencial de aumentar a massa muscular do corpo, o que pode se refletir no peso na balança. No entanto, isso não implica necessariamente em um aumento da gordura corporal. Isso se deve ao fato de que a creatina presente em suplementos nutricionais tem um baixo valor calórico e seu efeito está relacionado ao aumento da massa muscular.

Como explica o personal trainer Rafael Castro, ” A creatina pode auxiliar no emagrecimento, mas o fator determinante para emagrecer ou engordar é a dieta .”

Como usar a creatina para emagrecer?
A creatina não é um agente emagrecedor por si só, mas pode potencializar os treinos de alta intensidade, contribuindo indiretamente para a perda de gordura. A combinação de estratégias nutricionais e exercícios físicos é essencial para utilizar a creatina de forma eficaz para emagrecer.

A dosagem recomendada é de 3 a 5g diárias, preferencialmente consumida com uma fonte de carboidrato simples para otimizar sua absorção pelas células musculares. Não há um horário ideal para tomar creatina, mas muitas pessoas optam por consumi-la após o treino, quando a sensibilidade à insulina está aumentada.

É importante ressaltar que a creatina só contribui para o emagrecimento quando combinada com uma dieta de déficit calórico e exercícios físicos regulares. Sem controle calórico, seu consumo não terá impacto significativo na perda de peso.


Anhanguera
Anhanguera

Comentários: (0)





G4 Educação


Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera