Ana Cañas encerra turnê e revela novo álbum para segundo semestre de 2018
Entrevista com a cantora Ana Cañas, clipe novo do cantor Rael e estudo da Deezer são os destaques da coluna Bastidores desta sexta-feira (11).
Depois de uma série de shows pelo Brasil, Ana Cañas agora se prepara para dar adeus à turnê “Tô na vida” neste final de semana em São Paulo. Em clima de despedida da temporada, a cantora conversou com o iG Gente para falar um pouco sobre esse seu momento atual na música brasileira.
Ana Canãs se apresenta em São Paulo neste final de semana
Foto: Caroline Bittencourt/ Divulgação
“’Tô na vida’ foi um trabalho bastante influenciado por riffs de guitarras, gravado ao vivo, mais orgânico e rock and roll que os anteriores. Foi um aprendizado muito grande”, conta Ana Cañas, que o define como “um desafio que me trouxe memórias lindas e amadurecimento pessoal”.
Apesar da despedida, que acontece nos dias 12 e 13 gratuitamente no Caixa Cultural São Paulo, a cantora afirmou estar muito feliz com o fim do ciclo e com o sucesso alcançado. “Imagino que esse trabalho termine na hora certa, pois já sinto novas camadas e layers chegando, novos sons e ideias se aproximando e se apresentando”, comenta.
E, ao que parece, um novo ciclo já está se materializando na vida da cantora. Segundo Cañas, o segundo semestre virá com um novo disco com canções inéditas. Mas não é necessário esperar tanto: no final do mês um novo single autoral da cantora estará chegando ao ar.
Ana Cañas e política
Sempre bastante assertiva em suas opiniões políticas, Ana Cañas dividiu o seu tempo com os seus projetos pessoais na música com seu ativismo. A cantora se fez presente no recente ato em defesa à democracia e a liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, além da Feira da Reforma Agrária.
“Acho que tudo é política. A ‘não política’ também é política. O silêncio é conivente, especialmente em momentos decisivos como os que vivemos hoje”, opina a cantora, que defende a resistência diante do que classifica como golpe à democracia.
“Se não me posicionar agora, sinto que não fiz a minha parte, a minha obrigação, que é defender a liberdade, a igualdade e a democracia. São valores que carrego em meu coração e que passaram a fazer parte de algumas canções na minha vida”, explica.
Sua visão de mundo consequentemente transparece em seu trabalho, como ocorreu em 2017 quando lançou o clipe “Respeita”, um vídeo-manifesto com a participação de diversos ícones, como Elza Soares e Zélia Duncan.
Na época, discussões sobre o machismo no mundo do audiovisual emergiam com toda a força, como o caso de Harvey Weinstein em Hollywood ou o de José Mayer na Globo. Para Cañas, o mundo da música, por sua vez, ainda reverbera a desigualdade de gênero de maneira voraz.
“Quase todos os privilégios permanecem nas mãos dos homens e os espaços de decisão de poder são ocupados por eles. Mas a gente segue firme na luta, dia após dia, mostrando como é que se faz, que é possível construir uma cena bem diferente da que ainda existe”, afirma a cantora.