Postura em fotos pode afetar popularidade em aplicativos de namoro, diz estudo
Quer ter mais chance nos aplicativos de namoro? Segundo um estudo, evitar cruzar os braços e as pernas demonstra uma postura mais atraente
De acordo com um estudo da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, as pessoas têm mais chances de arrasar corações em aplicativos de namoro quando adotam uma postura mais “expansiva” nas fotos publicadas no perfil. Isso indica que as imagens em que você está com os braços ou pernas cruzadas podem não fazer tanto sucesso entre os possíveis pretendentes.
A postura do corpo nas fotos publicadas em aplicativos de namoro podem influenciar nas chances de sucesso no amor
Foto: shutterstock
A pesquisa foi publicada no periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America” e, segundo os pesquisadores, a postura está ligada a traços de personalidade, como se uma pessoa é muito expressiva ou se é dominante, coisas que podem ser percebidas como características atraentes (principalmente em aplicativos de namoro, em que suas fotos são seu “cartão de visitas”).
Em entrevista ao portal britânico “Independent”, a autora do estudo, Tanya Vacharkulksemsuk, explica que ser expressivo e ocupar espaço para maximizar a própria presença também pode ser um comportamento observado no mundo animal, especialmente quando um macho quer atrair a fêmea, ou vice-versa. “Ao aplicar o domínio, eles estão tentando sinalizar para algum companheiro em potencial: ‘Posso fazer coisas, tenho um espaço dentro dessa hierarquia’”, comenta.
Método de análise
Para a experiência, os pesquisadores criaram perfis para a mesma pessoa em dois aplicativos de relacionamentos diferentes. No primeiro, a foto de perfil mostrava a pessoa em uma posição mais “fechada” e encolhida, enquanto no segundo a pose era expansiva e “aberta”. No final, o último “tipo” de perfil recebeu o dobro de curtidas do que o primeiro.
Os pesquisadores também testaram a teoria na vida real, analisando vídeos de encontros. Depois de assistirem às gravações, eles perceberam que os solteiros dobram suas chances de ter um segundo encontro quando adotam posturas expansivas.
“Os resultados indicam que, nos contextos de relacionamento moderno, nos quais a atração inicial é determinada por uma foto ou por uma breve interação, a postura expansiva pode ajudar a iniciar um romance”, diz a autora. “A dominância não verbal pode aumentar a chance de uma pessoa de ser escolhida como potencial parceiro e uma postura expansiva faz com que os candidatos pareçam mais dominantes”. Sendo assim, se você está procurando sua cara-metade em aplicativos de namoro, nada de fazer a tímida!