Goiaba para emagrecer e ainda evitar flacidez
A fruta é ideal para um lanche no meio da tarde ou ainda pode virar uma dupla perfeita com o macarrão, com um preparo de um molho diferente
Fruta tem tudo a ver com alimentação saudável e a goiaba pode ser a melhor amiga da sua dieta, seja para ajudar a perder aqueles quilinhos a mais ou para buscar um alimento cheio de nutrientes que fazem bem para a saúde.
Goiaba ajuda a emagrecer e ainda combate flacidez
Foto: Creative Commons
A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, indica comsumir a goiaba como um lanche do meio da tarde. “Por ser uma fruta de fácil transporte e consumo, que não precisa de utensílio para ser consumida, a goiaba é um lanche prático, nutritivo e de baixo valor calórico”, diz a especialista.
Ela ainda detalha como esse alimento ajuda na dieta: “Ela possui grande quantidade de fibras, que ajudam na saciedade, matando a fome com poucas calorias. A quantidade de açúcar é baixa e, devido à grande quantidade de fibras, esses carboidratos possuem baixo índice glicêmico, o que ajuda muito a manter o metabolismo em ordem durante o processo de emagrecimento”.
Par completar, a fruta ainda ajuda a evitar flacidez, algo que muitas vezes é temido por quem consegue emagrecer muitos quilos. “A grande quantidade de vitamina C ajuda a potencializar a produção de colágeno natural do organismo, favorecendo o emagrecimento sem flacidez”, afirma Renata.
Nada de bichos
Esta pode conter bichinhos, sim, e com grande frequencia, segundo a nutricionista. Mas ela dá dicas para evitar esse “presente” no alimento: ” Na hora de escolher, devemos observar se a casca está íntegra, sem pontinhos pretos, que podem indicar que a fruta foi ‘picada pela mosca que deposita os ovos, de onde crescem os bichinhos”.
Branca x vermelha
Ainda segundo Renata, as duas versões têm suas qualidades. A vermelha é rica em licopeno, mais uma substância que estimula a produção de colágeno e também ajuda a regular os níveis de colesterol e atua na prevenção do câncer de próstata. Já a branca possui mais potássio e vitamina C.
Já os índices de carboidratos e proteínas dos dois tipos da fruta são semelhantes.
Sugestões de consumo
Como fala Renata, essa fruta pode ser consumida inteira, até com a casca. E essa é a melhor forma de consumo, já que não há perda de nutrientes. Se preferir levá-la cortada ao trabalho, por exemplo, mantenha-a sob refrigeração.
A fruta ainda combina com sucos, smoothies e vira até um molho para acompanhar o macarrão. Renata ensina a receita:
Macarrão ganha um sabor todo especial com molho de goiaba
Foto: Divulgação/Oba Hortifruti
Ingredientes:
10 unidades de goiabas vermelhas maduras
1 litro de caldo de carne caseiro
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola médio picada
2 dentes de alho amassados
1/2 colher (sopa) de manjericão fresco
Sal e pimenta do reino à gosto
Preparo:
Bata a polpa das goiabas no liquidificador com o caldo de carne caseiro. Em seguida, passe pela peneira para ficar bem homogêneo. Refogue o alho e a cebola e acrescente o caldo, deixando ferver até apurar. Desligue o fogo e acrescente manjericão. Utilize como molho de espaguete, nhoque, almôndegas.
“O molho de goiaba tem o valor calórico semelhante ao do molho de tomate, e assim como acontece com o tomate, a vitamina C se perde no cozimento. Mas a vantagem aqui são as fibras e um sabor agridoce”, explica Renata. Vale inovar!