Com carreira de sucesso, Aerosmith faz sua primeira apresentação no Rock in Rio
Com ascensão meteórica e mais altos do que baixos, Aerosmith faz apresentação inédita no Rock in Rio 2017; relembre a carreira
Em 1969, o mundo presenciou o nascimento do Aerosmith. Isso porque, naquele ano, os integrantes de duas bandas se conheceram em uma lanchonete de Sunapee, em New Hampshire, Estados Unidos. Foi nessa ocasião que Steven Tyler, então vocalista da banda Chaim Reaction, conheceu o trabalho dos garotos da Jam Band. Mais especificamente, do guitarrista Joe Perry e do baixista Tom Hamilton.
A banda permaneceu com a formação original desde sua formação, na década de 1970.
Foto: Divulgação
Desse encontro, nasceu o embrião do que seria o Aerosmith alguns anos depois. A formação da banda completou-se com a entrada de Ray Tabano e do baterista Joey Kramer. Ambos eram velhos conhecidos de Steven, tendo nascido na mesma cidade que o vocalista e até estudado na mesma escola.
Tempos depois, Ray foi substituído por Brad Whitford, completando assim a formação clássica da banda que o público conhece. O nome fora sugerido por Joey Kramer e, de acordo com algumas entrevistas que o músico deu sobre o assunto, não tem nenhum significado específico ou especial. Ele gostava de escrever essa palavra em seus cadernos de escola.
Com alguns shows em casas noturnas em Boston, o grupo ficou rapidamente conhecido e, no ano de 1972, assinou um contrato com a gravadora Columbia Records. Desse contrato, surgiu o álbum de estreia, intitulado “Aerosmith”. Embora tenha sido um fracasso de vendas no lançamento, alcançou a dupla platina (2 milhões de unidades vendidas) posteriormente. Neste álbum, foram lançados o single Dream On e clássicos como Mama kin, Somebody, Movin’ Out e One Way Street.
Após a turnê de estreia, veio o segundo álbum, “Get Your Wings”, em 1974. Ele também não foi um sucesso de vendas, mas chegou às 4 milhões de cópias vendidas tempos depois. Somente com o lançamento de “Toys in the Attic”, em 1975, que os músicos se tornaram astros do rock internacional – e começassem a colecionar momentos memoráveis, que entrariam para a história do rock mundial, enterrando de vez o passado em que os integrantes da banda dividiam um pequeno apartamento e faziam pequenos furtos em supermercados para sobreviver.
Sucesso
Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, a banda gravou 15 álbuns de estúdio, cinco trabalhos gravados ao vivo e mais de 60 singles. Além disso, são bastante lembrados por terem grandes recordes em suas carreiras, como: mais de 150 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, tornando-se a banda americana com mais discos vendidos da história – acumulando numerosas certificações em ouro e platina.
Outro ponto em que a banda se destaca é o seu pioneirismo. No ano de 1986, a banda fez uma parceria com o Run DMC na música Walk This Way. Na época, isso causou bastante burburinho no mundo da música, pois não eram comum que bandas de estilos diferentes fizessem trabalhos juntos. Além disso, essa foi a primeira parceira da história entre uma banda de rock e uma banda de hip-hop.
O sucesso da banda é tamanho que ela ficou eternizada nos principais expoentes da cultura pop. Além ter sido a primeira banda a ser animada para fazer uma participação especial no desenho “Os Simpsons”, foi (e ainda é) a primeira banda a emprestar seu nome e suas canções para uma montanha russa! Localizada na Disney, a atração foi batizada de “Rock in Roller Coaster” e tem trilha sonora da banda. Além disso, as luzes são distribuídas como se fizessem parte de um show de rock.
Mesmo tanto sucesso não faz com que as brigas não aconteçam. Steven Tyler e Joe Perry são donos de personalidades explosivas – e estão sempre brigando nos ensaios da banda. Tanto que, em 2016, Perry chegou a sair da banda, mas voltou após uma declaração de Tyler, afirmando que, apesar das brigas, ele o amava. Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, a banda já se separou cinco vezes – mas, como Tyler costuma se gabar, sempre volta depois.
Última turnê
Aerosmith foi a primeira banda a conseguir diversas representações na cultura pop, como aparição em “Os Simpsons” e emprestar seu nome a uma montanha russa da Disney, a Rock ‘n Roller Coaster
Foto: Divulgação
Presente no Rock in Rio 2017, o Aerosmith anunciou que a participação no grande evento da música fará parte da turnê “Aero-Vederci Baby!”, que será a última da banda – uma espécie de despedida -, e que ela deverá durar “indefinidamente”, nas palavras de Steven Tyler. A turnê também passará por Porto Alegre, em 11 de outubro; São Paulo, no dia 15 de outubro; e Recife, em 21 de outubro.