‘Mitos ou verdades’: Curiosidades sobre o xampu e o condicionador
Segundo especialista em terapia capilar, dependendo da maneira que os produtos são usados, eles podem até se tornar inimigos dos cabelos
Cada vez mais empenhadas em cuidar dos cabelos e deixar que os fios assumam o formato natural, as pessoas vêm descobrindo diversos métodos para higienizar, texturizar, finalizar e secar a juba. Nos últimos anos, as técnicas chamadas de “low poo” e “no poo” – que diminuem ou até eliminam a utilização de xampu na hora de lavar os cabelos – se popularizaram, fazendo com que as pessoas passassem a questionar o uso da dupla xampu-condicionar e as substâncias contidas nesses produtos.
De acordo com a hair stylist e terapeuta capilar Marcela Lippi, é preciso trocar de xampu e condicionador periodicamente e despejar um monte de produto não significa necessariamente que os cabelos ficarão mais limpos, hidratados e bonitos
Foto: Shutterstock
Afinal, não utilizar xampu é mesmo melhor para o cabelo? Que tipos de substâncias prejudiciais xampus e condicionadores podem conter? É verdade que o melhor é despejar um monte de xampu direto nos cabelos? Veja as respostas para estas e outras dúvidas respondidas pela especialista Marcela Lippi, especialista em terapia capilar e hair stylist do Studio Tez:
Quanto mais produto, mais limpos ficam os cabelos?
Definitivamente não. De acordo com Marcela, utilizar muito produto na hora de higienizar os fios pode fazer com que resíduos se depositem em excesso no couro cabeludo, criando a sensação de que, na verdade, os cabelos estão sujos.
Quanto mais vezes os cabelos forem lavados melhor para eles?
Segundo a especialista, depende muito da natureza do couro cabeludo. Ela afirma que cabelos mais secos não precisam ser lavados diariamente – já que isso resseca ainda mais os fios –, enquanto o intervalo entre as lavagens deve ser um pouco menor para cabelos mais oleosos.
Para pessoas que lavam os cabelos todos os dias sem que eles sejam extremamente oleosos, porém, não é estritamente necessário usar xampu, já que o cabelo não está, de fato, sujo. Para alguns, o que dá certo é utilizar apenas condicionador em algumas das lavagens, enquanto, para outras, o bicarbonato de sódio ou um produto próprio para ser intercalado com o xampu já faz o trabalho.
Qual é a forma correta de utilizar o xampu?
Se você é uma daquelas pessoas que, na hora de lavar os cabelos, despeja um monte de produto diretamente na cabeça como se estivesse enchendo uma tigela de sorvete com chantilly, vai se chocar com a quantidade correta de produto necessária. De acordo com Marcela, ao despejar o produto (nas mãos, por favor), você só precisa de o equivalente ao tamanho de uma moeda de 25 centavos.
Segundo a especialista, para produtos muito concentrados, vale a pena diluir em água, sendo uma parte do produto para duas de água. Para aplicá-lo nos fios, é ideal dividir os cabelos em partes e ir espalhando a substância aos poucos, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos para ativar a circulação do couro cabeludo.
E o condicionador? É para passar no cabelo todo?
Para esse produto, Marcela afirma que não há, necessariamente, uma quantidade correta para se utilizar durante a lavagem. De acordo com a especialista, na hora de dosar o condicionador, tudo depende da quantidade de cabelo que a pessoa tem e da necessidade dos fios. Vá aplicando aos pouquinhos prestando atenção para não se esquecer de nenhuma mecha ou lotá-las de produto a ponto de deixar os fios grudentos.
Marcela faz outro lembrete importante: o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento dos fios, portanto, nada de espalhá-lo a ponto de o produto chegar ao couro cabeludo ou à raiz dos cabelos. Se for penteá-los no banho, certifique-se de que está se concentrando nas pontas.
Produtos industrializados são sempre vilões?
Nem todos, mas, muitas vezes, as promessas feitas por esses produtos são cumpridas porque algumas substâncias que eles contêm “encapam” os fios, dando a sensação de que estão saudáveis, mas sem, de fato, tratá-los. Marcela explica que a substância responsável por isso é o silicone, e que muitos produtos são lotados com ela.
De acordo com a especialista, é uma boa ideia ficar de olho na composição antes de comprar esses produtos, evitando os que contêm silicone ou derivados dele.
Usar menos xampu ou eliminá-lo das lavagens é para todo mundo?
As técnicas de “no poo” e “low poo” se popularizaram bastante nos últimos tempos, mas, segundo Marcela, pode ser que nem todo mundo se dê 100% bem com elas. A especialista afirma que elas são bastante úteis para quem tem cabelos cacheados ou crespos, já que ajudam a manter a oleosidade natural dos fios, ativando os cachos e deixando os fios mais brilhantes. Por outro lado, a terapeuta capilar não indica esses métodos para pessoas que têm o couro cabeludo excessivamente oleoso.
Devemos sempre usar os mesmos produtos?
Você já deve ter reparado (principalmente se tem os cabelos ressecados) que, após muito tempo usando os mesmos produtos, o cabelo fica esquisito e opaco, certo? De acordo com Marcela, isso ocorre porque, com o tempo, os nutrientes que esses produtos contêm param de fazer efeito por já terem cumprido seu papel. Segundo a especialista, é preciso trocar os produtos de tempos em tempos, mas não há um intervalo certo para isso. “A troca deve ocorrer quando o cabelo ficar pesado”, afirma.
Usar qualquer produto basta?
Não. Na hora de escolher um produto para os cabelos, desde xampu e condicionador até óleos finalizadores e escovas de cabelo, é muito importante conhecer a estrutura e as necessidades dos fios. Para identificar o que o cabelo precisa, você pode ir a um especialista ou seguir um cronograma capilar, além de ter em casa produtos específicos para o seu tipo de cabelo.