Pisos de madeira se sofisticam
Modelos, ainda mais charmosos e funcionais, podem ser utilizados em áreas externas e internas
O piso de madeira está sempre na moda, mas você sabia que o Carvalho, madeira com suaves tonalidades, é apontado este ano como objeto de desejo entre designers e arquitetos? O produto que pode variar nos tons de castanho amarelado a escuro, revela leves variações e contrastes com a incidência de luz e propõe ao ambiente uma atmosfera luminosa e acolhedora.
O estilo proposto pela madeira, faz referência à moda escandinava, que tem como principal característica a luminosidade em seus ambientes, a utilização de cores neutras e a naturalidade. A tendência que surgiu no início do século 20 nos países nórdicos, onde os invernos são extensos e escuros, apareceu com o objetivo de trazer luz natural ao ambiente e que pudesse proporcionar um local agradável e natural.
A madeira é um material extremamente seguro e durável, mas esta durabilidade depende inicialmente de uma correta instalação
Foto: Divulgação
Seguindo essa proposta, a Indusparquet, fabricante brasileira de pisos de madeira maciça, apresenta no mercado dois modelos de pisos Carvalho. Entre as novidades está o piso Multistrato Carvalho Bianco que pode variar nas medidas de 18 x 100 x 280,18 X 140 X 280 e 18 x 195 x 400. Além do lançamento, a marca também já conta com uma vasta linha de Carvalho com acabamento em brilho fosco que deixa em evidência a tonalidade e o aspecto natural da espécie de madeira.
Assoalho tradicional
Os assoalhos podem ser assentados em diversas bases como: contra piso, compensado naval, barrote ou outro piso já existente. Os assoalhos Indusparquet são fabricados em diferentes medidas. Para a instalação de todos eles é indicada a du’pla fixação, ou seja, fixação com o uso de cola aliada à colocação de parafuso ou prego. Para assoalhos com até 10 centímetros de largura, utiliza-se cola e parafuso ou prego no macho.
Tacos
Os tacos podem ser assentados em contra piso, em compensado naval ou em outros pisos já existentes. Para sua aplicação só é utilizada a cola, dispensando o uso de parafuso. Eles podem ser aplicados em diversas posições como amarração, diagonal, dama, espinha e escama.
Pisos claros, com menos densidade, como o Peroba Mica, Amêndola e Tauari, são indicados para os ambientes com menos tráfego
Foto: Divulgação
Pisos prontos
O grande diferencial da Indusparquet em relação aos modelos de pisos é a linha de pisos prontos. Eles são de fácil instalação e dispensam o lixamento e o envernizamento, pois já saem da fábrica com seis camadas de verniz com óxido de alumínio e secagem UV. Este composto foi desenvolvido por alguns dos maiores fabricantes mundiais do setor de produtos químicos e aumenta consideravelmente a resistência dos pisos ao desgaste e atrito.
Outra vantagem dos pisos prontos está no seu tempo de descanso: após 24 horas da aplicação do piso, pode-se utilizar normalmente o local. Por conta desta pequena carência no tempo de espera, eles são muito indicados para instalação e reformas em residências já habitadas, apartamentos e áreas comerciais. Os pisos prontos estão disponíveis em diversos tamanhos e a instalação varia de acordo com a largura e a espessura das peças.
Como instalar piso de madeira?
A madeira é um material extremamente seguro e durável. Porém, esta durabilidade depende inicialmente de uma correta instalação. É importante observar que a madeira sofre movimentos de contração e dilatação ao longo do tempo. Por isso, é necessário deixar, em média, 15 milímetros de espaçamento entre o piso e as paredes.
Quais as vantagens do piso de madeira?
As vantagens são que o cliente está adquirindo um produto nobre, com sensação térmica e visual aconchegante. A manutenção é simples e fácil. A madeira tem baixa condutibilidade térmica, ótima capacidade de isolamento elétrico, além de resistência e facilidade de renovação. O cuidado com a instalação é após sua finalização, recomendando-se utilizar uma proteção no piso.
Qual é a madeira indicada para cada ambiente, tanto externo como interno?
Para áreas externas, os decks, pois seu formato e modo de instalação já são propícios para este tipo de ambiente. O Ipê e Cumaru são indicados e também é utilizada a madeira tratada em autoclave, o que garante imunidade contra o ataque de fungos, cupins e brocas, protegendo o piso. Geralmente, os modelos em tonalidades mais escuras são os que contam com maior densidade e, por isso, são mais recomendados para locais com alto tráfego de pessoas e também residências. Para áreas de intensa movimentação, as espécies Ipê, Sucupira, Jatobá e Cumaru são ideais. Por tudo isso, os decks são indicados para ambientes externos, pois têm maior resistência e durabilidade, resistindo a diversas condições climáticas e ao tráfego de pessoas. Já os pisos claros, com menos densidade, como Peroba Mica, Amêndola e Tauari, são indicados para os ambientes com menos tráfego.
No Rio, como o ar é muito quente, qual madeira seria ideal, pois têm bastante praias e a madeira fica exposta à insolação?
A Indusparquet orienta o uso de decks, pois proporcionam ao ambiente luxo, beleza e durabilidade e ainda versatilidade. Podem ser encontrados nas opções liso, frisado e zigrinato, e agora também é possível comprar os decks em demolição e, ainda, os específicos para painéis. O serviço também conta com um instalador preparado e capaz de perceber todos os detalhes do terreno antes de efetivar a instalação do produto, levando em consideração pontos como inclinação do terreno, drenagem de água, fixação das peças e dimensão das vigas de sustentação. O deck de Teca Autoclave recebe tratamento em autoclave e conta também com o repelente a água (hidrofugante), que confere maior estabilidade à madeira.