‘Bronzeamento natural’: Como conseguir a pele com a cara do verão

Com os cuidados certos fica mais fácil aproveitar os dias ensolarados e garantir uma pele dourada e com viço durante todo o verão

Ahhh… o verão! A temperatura sobe e para acompanhar o dia na piscina ou na praia, nada melhor do que um bronzeamento natural. Porém, ficar exposta ao sol pode nos deixar com aquela da sensação (chata!) de ardor, pele descascada e até manchas.

Saiba como conquistar um bronzeamento natural e saudável para sua pele

Saiba como conquistar um bronzeamento natural e saudável para sua pele

Foto: Divulgação

Então, para ficar com aquele bronzeamento natural, de pele dourada, é preciso tomar alguns cuidados para não ficar com a aparência queimada. “O bronzeamento é um mecanismo de defesa do organismo frente à agressão dos raios ultravioletas. Se a pessoa bronzeou, é porque a pele foi agredida de alguma forma e procurou se defender. Vale lembrar, também, que a cor conquistada não representa a realidade, logo, não torna a pele mais resistente ou protegida aos efeitos nocivos do sol”, alerta a dermatologista Valéria Marcondes, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Mas isso não significa que você deva dar adeus ao jeitinho convencional na hora de se bronzear. Aos poucos, fugindo dos horários críticos e com o uso de proteção, os riscos, embora ainda existam, são reduzidos, explica a especialista. “O filtro solar deve estar presente sempre, e ser usado em todas as áreas expostas ao sol, sem deixar de lado zonas delicadas, como nuca, orelhas, dorso das mãos e parte interna de braços e coxas. Em relação ao fator, o FPS a partir de 30 é o mais indicado”, orienta a dermatologista.

Veja outras dicas para conquistar o bronzeado perfeito para curtir o verão:

Preparação

Preparar a pele uma semana antes da ida à praia, por exemplo, é muito importante. Você pode incorporar com uma esfoliação à rotina de beleza – removendo a camada de células mortas e garantindo um bronzeado mais homogêneo e duradouro. Capriche nas áreas mais secas, como joelhos e cotovelos, que tendem a ficar mais escuros nessas situações. Deixe também a pele totalmente limpa para uma melhor aplicação do filtro, evitando queimaduras desiguais e inestéticas.

Mantenha a cor

Hoje em dia exitem nutricosméticos potencializam o bronze. São cápsulas à base de antioxidantes, como o licopeno e o betacaroteno, capazes de realçar o efeito dourado por mais tempo. Em geral, elas devem ser ingeridas uma vez ao dia e funcionam como coadjuvantes, não substituindo o uso do filtro solar tradicional.

Exagerou?

Sabemos – na pele – o quanto é comum exceder o tempo de exposição ao sol, levando a incômodo e vermelhidão devido às altas temperaturas. Se isso acontecer com você, intensifique a hidratação. “Opte por produtos com substâncias calmantes na composição ou por compressas geladas de chá de camomila para aliviar a sensação de queimação. Outra grande amiga dos cuidados pós-sol é a água termal. Quanto mais vezes borrifar, mais rápido a pele irá se recuperar”, assegura Valéria.

Em situações mais extremas podem surgir bolhas na região, e se isso acontecer jamais puxe a pele, pois pode ferí-la. Elas indicam que a queimadura não foi apenas superficial, e, para evitar sequelas e outras complicações, o recomendado é procurar um médico.

Vilões

Bronzeadores e fórmulas caseiras para acelerar o escurecimento da pele devem passar longe dos planos de um bronzeamento natural. O resultado final, na maioria das vezes, pode levar a sérias queimaduras. Evite ficar muitas horas em exposição e garanta uma pele bonita, dourada e, principalmente, saudável!



Comentários: (0)