‘Ceia em grande estilo!’, Veja como arrasar na decoração da mesa de Natal
Uma mesa de Natal bem decorada é essencial, e não é preciso gastar muito dinheiro, apenas criatividade. Veja alguns truques para arrasar nas festas
Decorar a mesa de Natal para a ceia é um passo importante da véspera do dia 25 de dezembro. Louças mais sofisticadas, talheres, uma bela toalha e até arranjos especiais podem fazer parte da decoração temática da mesa.
Veja como decorar sua mesa de Natal de forma simples e criativa com dicas de uma decoradora
Foto: iG São Paulo/ Mirtes Machado – Santa Festa
Vermelho, verde e dourado são cores clássicas e, de acordo com a decoradora da loja Divino Espaço, Amelinha Amaro, ficam lindas, mas não são regras. Ela diz que cores como azul, prateado e até tons de marrom, como na foto acima, são bem-vindos na mesa de Natal.
Para a decoradora, o maior cuidado deve ser evitar o exagero e desarmonia na mesa, e por isso ela sugere optar por louça ou toalha lisas: “Se a louça e a toalha forem estampadas, que elas conversem um com a outra. E que na hora que for fazer um arranjo, faça um que seja neutro”.
Já se as duas forem lisas – toalha e louças – a decoração fica muito mais fácil, basta apostar em detalhes para a mesa. Cesta com flores, frutas, laços e bolas são recomendações de Amelinha, mas veja outras formas de decorar a mesa da ceia de Natal:
Sem toalha
Uma opção simples é abrir mão da toalha na mesa de Natal
Foto: iG São Paulo/Virgínia Lamarco
Para fugir do clássico e deixar o processo de decoração ainda mais simples, que tal abrir mão das típicas toalhas natalinas? Nesse caso, a mesa foi montada sem toalha alguma. O que chama a atenção são os suplás, jogos americanos e arranjos com muito verde.
Verde e frutas
Para dar um novo estilo à mesa de Natal, frutas, folhas e itens mais rústico são alternativas
Foto: Pinterest/iG São Paulo/Jose Roberto de Freire
Ramos, arranjos verdes e até frutas são uma alternativa para decorar a mesa no dia da ceia. Depende da forma de disposição, eles podem deixar sua mesa com um estilo mais rústico – suplás de madeira são uma das maneiras de evidenciar este estilo.
Com relação às frutas, Amelinha tem uma sugestão: revestir com cravos. Além de aromatizar, deixa a mesa ainda mais linda e natalina.
Flores
Um simples arranjo de flores (vermelhas ou não) deixa sua mesa de Natal decorada
Foto: iG São Paulo/Isabella Giobi
Para incrementar a decoração de forma simples, um arranjo de flores no centro da mesa faz o papel necessário e correto. Não há riscos de pecar pelo exagero e o adereço traz um frescor colorido à decoração.
Flores vermelhas lembram a data, mas como dito acima, não precisa ser uma regra.
Itens diferentes
Outra opção é incrementar a mesa de Natal com objetos que não parecem ser decorativos
Foto: iG São Paulo/Vic Meirelles
“Abra o armário, veja o que você tem e coloque na mesa de uma maneira diferente”. Essa é mais uma dica de Amelinha. Assim sua mesa fica bastante criativa, com itens que nem parecem ser de decoração. Chocolates nos pratos, urso na mesa ou cadeiras e até livros são algumas opções de objetos para decorar a mesa.
Mesa para servir
Sua mesa é muito pequena para tantos convidados, Use-a apenas para servir
Foto: iG São Paulo/Helena Montanarini
Se você não tem espaço para ter uma mesa de Natal em que caibam todos os convidados sentados para comer, uma dica é arrumar a mesa pequena – bem decorada – apenas com as louças, talheres, comidas e bebidas. Assim todo mundo se serve e, depois, senta-se em outros lugares como sofás e bancos.