‘Escova de cabelo’, Veja o modelo ideal para cada tipo de fio

Saiba como escolher o acessório ideal para os seus cabelos e quais os diferentes efeitos que ele consegue

Cuidar dos fios pode parecer uma tarefa fácil: lavar, hidratar, enrolar, alisar… mas e na hora de pentear e desembaraçar? Será que você está usando a escova de cabelo certa?

Escova de cabelo: o modelo ideal para cada tipo de fio

Escova de cabelo: o modelo ideal para cada tipo de fio

Foto: Edu Cesar/Fotoarena

Escolher a escova de cabelo ideal para cada tipo de fio é muito importante para o resultado bonito e saudável. Modelos e materiais diferentes para esse acessório é o que não falta e cada um é direcionado para um efeito e tipo de fio.

Os tipos de cerdas

Cerdas naturais – Esse material irá ajudar a desembaraçar melhor os fios e pode usar usado por qualquer textura.

Cerdas de náilon – Nesse caso, é indicado principalmente para cabelos lisos ou levemente ondulados. Por ser um material frágil em contato com o calor, cuidado quando for usar o secador. Os modelos com bolinhas nas pontas causam o mesmo efeito e ajudam a fazer uma leve massagem no couro cabeludo, enquanto penteiam a região.

Cerdas de javali ou mistas – Já a de javali, tem efeito alisador nos fios. Quando misturados com as cerdas de náilon, ajudam a desembaraçar com mais facilidade.

Os tipos de escova de cabelo

Escova raquete: é um dos modelos mais conhecido, pela estrutura larga e quantidade grande de cerdas, desembaraçar cabelos longos e lisos com mais facilidade.

Escova oval: Muito parecidas com o modelo raquete, alguns tipos dessa escova têm bolinhas nas pontas para massagear e proteger o couro cabelo. Serve para todos os tipos de fios.

Escova retangular: você com certeza já teve uma dessas dentro da sua casa, é o modelo mais comum porque serve para todos os tipos de fios. Por ter um espaçamento médio entre uma cerda e outra, evita que o cabelo quebre no ato de escovar.

Escova com base de cerâmica: ideal para cabelos ondulados ou lisos, ela ajuda a dar brilho ao longo dos fios e ela é ativada pelo calor do secador.

Escova almofadada: também tem efeito massageador e é muito indicada para quem tem o couro cabeludo sensível. Cabelos longos, lisos ou ondulados, podem ser facilmente modelados com ela.

Escova fininha: modelos menores, como as escovas mais fininhas, são perfeitos para cabelos curtos. Também é o ideal para quem quer modelar o cabelo durante a secagem.

Escova ventilada : as partes vazadas desse modelo permitem que o cabelo seque mais rápido e seja modelado com mais facilidade – claro, com o auxilio do secador de cabelos. Há alguns modelos com base cerâmica tem cerdas espaçadas que ajudam a dar mais volume às madeixas.

Cuidados com o acessório

Para ajudar na saúde dos fios e para preservar a sua escova de cabelo por mais tempo, é essencial que você cuide da higiene do acessório. A limpeza não pode ficar de fora e é muito simples fazer isso: primeiro você deve retirar todos os fios que estão entre as cerdas e, para isso, um pente fino pode ajudar; deixar de molho em uma solução feita com água e sabão neutro, depois enxaguar bem para retirar todo o excesso de produto e deixar secar antes de usar.



Comentários: (0)







Anhanguera
Anhanguera
Anhanguera