Carboidrato à noite? Sim, agora ele está liberado e até ajuda a emagrecer

Dieta inversa, na qual você come carboidratos à noite, está fazendo sucesso e adeptos dizem que conseguiram ótimas mudanças no corpo

Carboidrato à noite engorda. Nada de comer pão depois das 18h. Esqueça a massa no jantar. Essas são algumas máximas que quem faz dieta já deve ter escutado por aí. Muita coisa disso não passa de mito e tem uma dieta que anda fazendo sucesso e defende aquele prato de macarrão no jantar.

Carboidrato está liberado no jantar? Parece que sim!

Carboidrato está liberado no jantar? Parece que sim!

Foto: Divulgação

Chamada de “Dieta do meio dia”, segundo informações do jornal britânico “The Independent”, ela combate a ideia de que é preciso cortar os carboidratos de acordo com determinados horários. De acordo com o plano desenvolvido pelo fisiculturisma Nate Miyaki, de São Francisco, você só precisa se atentar com o que vai comer em metade do dia.

Para ele, a explicação dessa dieta está na história. “Nossos ancestrais passavam o dia caçando e procurando comida e só tinham a noite para se alimentar, geralmente quando se reuniam para festejar”, explica. Ao longo do dia, durante a caçada, eles comiam proteínas e alimentos verdes e, à noite, ingeriam os carboidratos.

O fisiculturista diz ainda que a dieta foi desenvolvida com base em um estudo sobre obesidade de 2011. A pesquisa analisou dois grupos: um que consumia a maior parte dos carboidratos no jantar e o outro em uma dieta normal. O resultado foi que o grupo dos carboidratos no período noturno tivem maior perda de peso, gordura corporal e circunferência abdominal.

Nem tudo é tão simples…

Calma, há uma pegadinha na dieta de Miyaki. Não é porque a massa foi liberada no jantar que você pode comer tudo o que estiver pela frente. É importante controlar a quantidade de alimentos ingeridas e também praticar exercícios.

A qualidade do carboidrato também deve ser levada em conta. Um complexo, como pão integral, será melhor que o simples, como o pão branco, já que oferecerá fibras que promoverão uma sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, os simples e refinados fazem com que aconteçam picos de açúcar no sangue (o índice glicêmico), e tais picos ajudam a logo logo ter vontade de comer novamente.

Prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata-doce, e os complexos

Prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata-doce, e os complexos

Foto: Thinkstock/Getty Images

Mito do horário

O que nutricionistas explicam é que o simples fato de dizer que pão ou massa à noite engordam é um mito. O carboidrato, se consumido em excesso, irá engordar em qualquer horário do dia. Entretanto, a pessoa equilibrou a alimentação e quiser jantar um lanche nutritivo, como um pão integral com frango desfiado, não há problemas, como explica a nutricionista Mariana Nacarato, da consultoria Equilibrium. O segredo é balancear as refeições e não abusar.



Comentários: (0)