‘Smoothies’, Veja a receita ideal para cada momento do dia

Os smoothies são considerados mais saudáveis que os sucos porque geralmente levam frutas inteiras e não só a polpa. Sabia como prepará-los

Os smoothies são queridinhos de muitas famosas. Diversas postam fotos nas redes sociais com a bebida no café da manhã ou antes e depois dos treinos na academia. E eles também podem fazer parte do seu cardápio e, com a combinação adequada de ingredientes, até dão uma forcinha para a dieta.

Smoothie de jabuticaba com amora é uma ótima opção para o pós-treino

Smoothie de jabuticaba com amora é uma ótima opção para o pós-treino

Foto: Divulgação/Oba Hortifruti

De acordo com Robin Foroutan, da Academia de Nutrição e Diabetes, ao jornal “The New York”, a melhor escolha é consumir a fruta, inclusive com a casca. Mas se quiser uma bebida, os smoothies são melhores que os sucos porque geralmente levam a fruta inteira no preparo, enquanto os sucos são feitos apenas da polpa. A bebida ainda fica cremosa porque leva frutas congeladas na receita.

“Smoothie contém em sua composição mais fibras provenientes das frutas do que o suco natural. Um smoothie contém em média 10 gramas de fibra na porção (varia muito de fruta para fruta)”, completa Gabriela Cilla, nutricionista e gastróloga da Estima Nutrição.

E uma alimentação rica em fibras ajuda na dieta e dá uma força a quem quer emagrecer, já que esse nutriente “ajuda na textura e na sensação de saciedade, fazendo com que o indivíduo que consuma não sinta fome rapidamente”, como detalha Gabriela.

Boas combinações

Robin Foroutan lembra também que os sucos causam picos de açúcar no sangue porque, geralmente, possuem alto índice glicêmico. As fibras dos smoothies contribuem para diminuir esse picos. “Pode ser adicionado algum vegetal como fonte de fibras para diminuir a absorção desse smoothie, fazendo com que seja de baixo índice glicêmico”, sugere Gabriela.

A nutricionista ainda indica outras boas combinações: “Adicionar beterraba a alguma fruta de origem nativa, como blueberry ou frutas vermelhas, faz com que haja vasodilatação, pois a beterraba é rica em óxido nítrico. Isso melhora sua absorção. Incluir aveia também faz com que aumente a quantidade de fibras presentes na bebida, melhorando também a qualidade da mesma.”

Uma receita para cada momento

Não há uma regra sobre o melhor horário do dia para consumir o smoothie. Além disso, vale ficar de olho aos ingredientes para não exagerar e acabar colocando a dieta em risco. As atrizes Bruna Marquezine e Paolla Oliveira, por exemplo, já disseram nas redes sociais serem adeptas da bebida e usam a seguinte receita para acabar com a fome: duas colheres de sopa de amêndoas sem casca; ¾ de xícara de chá de leite de coco light; cubos de gelo; ½ abacate grande e 1 colher de sobremesa de mel, agave ou açúcar de coco. Segundo nutricionistas, a bebida realmente traz saciedade, mas também é calórica e deve ser consumida com moderação.

Gabriela Cilla preparou receitas para cada momento do seu dia. “Junte frutas bem refrescantes e tenha uma bebida revigorante para começar o dia”, indica a nutricionista. Veja as receitas e quando consumir cada smoothie:

Café da manhã: goji e abacaxi

6 cubos de gelo
1/2 xícara de goji berries
1 xícara de chá de abacaxi congelado e picado
1 xícara de água de coco gelado
2 folhas de hortelã

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Lanche da tarde 1: morango e romã

100 ml de suco de romã
1 colher (chá) de mel ou melado de cana
3/4 de xícara (chá) de morangos congelados
3 colheres (sopa) de iogurte desnatado ou de leite vegetal de aveia
1 colher (sopa) de óleo de linhaça
3 cubos de gelo

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso.

Lanche da tarde 2: manga e abacate

1/2 xícara de manga em cubos
1/4 xícara de abacate amassado
1/2 xícara de suco de manga
1/4 xícara de iogurte natural desnatado
1 colher de sobremesa de suco de limão
1 colher de sobremesa de mel
6 cubos de gelo

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremosos. Servir em um copo alto.

Pré-treino: açaí

200g de polpa de açaí
1/2 xícara de chá de bebida vegetal de arroz
1 banana ou 1 xícara de chá de morango
2 colheres de sopa de aveia
¼ de beterraba crua

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

Pós-treino: banana com blueberry

1 xícara (chá) de iogurte sem lactose
1 xícara (chá) de suco de blueberry
1 banana
2 colheres de farelo de aveia
Gelo a gosto

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Smoothie coco é a dica da nutricionista do Buddha Spa

Smoothie coco é a dica da nutricionista do Buddha Spa

Foto: Divulgação/Buddha Spa

A nutricionista Carolina Baccei também tem uma sugestão de bebida pré-treino. O ingrediente principal é o coco, que fornece energia rápida para o exercício. Veja a receita:

1 copo de água de coco
1 fatia de abacaxi bem maduro
2 colheres (sopa) de coco ralado
1 scoop de proteína vegetariana (sabor baunilha)
1 colher de sopa de iogurte desnatado
1 colher de café rasa de gengibre em pó

Esse é um smoothies considerados fonte de proteína e, por isso, contribui para a manutenção e o desenvolvimento dos músculos. Também leva gengibre na receita, que possui ação termogênica e ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para a perda de gordura.



Comentários: (0)