Slackline é divertido e trabalha muito o abdômen

Prática é desafiadora, trabalha concentração, equilíbrio e todo o corpo e já virou a queridinha dos famosos. Veja os benefícios do slackline

Estique uma fita entre dois pontos. Agora se equilibre sobre a tal fita. Comece apenas tentando ficar em pé e arriscando alguns passos. Com o tempo, faça saltos e outros manobras. A brincadeira de criança com cara de circo é o slackline, que já conquistou diversos famosos.

Gisele Bündchen é uma das famosas adeptas ao slackline

Gisele Bündchen é uma das famosas adeptas ao slackline

Foto: Reprodução/Facebook

O slackline é uma atividade divertida e, ao mesmo tempo, desafiadora. Além disso, trabalha todo o corpo, com um enfoque a mais para a região abdominal. Pode ser uma ótima ideia para aproveitar os dias de primavera e verão que estão por vir, mas também é uma opção para um exercício em ambiente fechado.

E foi assim que a modalidade surgiu, nos anos 80, nos Estados Unidos. Praticantes de escalada precisam treinar nos dias de chuva e começaram a usar a faixa para isso. Atualmente, você vê pessoas se equilibrando em praias, parques e diversos cantos.

Segundo Anderson Matias, professor da Cia Athletica unidade Rio de Janeiro, qualquer um pode se arriscar. “Pode-se praticar em qualquer lugar desde que se tenha dois pontos fixos para prender a fita. A catraca quando presa deve possuir uma corda de backup (tipo de cinto de segurança), garantindo a proteção de quem está montando”, orienta o educador físico.

Para quem está começando, ele indica ajustar a fita na altura dos joelhos. “Pode praticar de tênis ou descalço, mas recomendo que os iniciantes comecem descalços”, completa Anderson.

Benefícios

Como é uma atividade geralmente praticada ao ar livre, ajuda a “traz paz e permite que se possa fazer uma higiene mental“, como defende o professor. Além disso, é um exercício global: ” Trabalha a coordenação, equilíbrio, força e aumenta a concentração“.

Além disso, todo o corpo é exigido, principalmente o abdômen e a região em torno dele. Esses músculos são essenciais para conseguir manter o equilíbrio e o eixo. Anderson ainda cita que são trabalhados quadríceps, panturrilhas, glúteos, musculatura paravertebral e ombros.

Também é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, já que gasto calórico em uma hora de atividade pode chegar a 400 calorias, de acordo com o professor.

Marcello Melo Jr. faz aulas da modalidade para viver personagem de novela da Globo

Marcello Melo Jr. faz aulas da modalidade para viver personagem de novela da Globo

Foto: AgNews

Riscos

Sempre há o risco de cair da faixa, mas se deixe dominar pelo medo de se machucar. Por isso Anderson dica começar com a faixa baixa e ir elevando com o tempo, aumento a dificuldade dos movimentos.

Preste atenção também o local onde o equipamento será montado. “Quanto ao piso, recomendo que seja o mais nivelado possível, como uma quadra poliesportiva. Mas também pode ser praticado na grama ou na areia da praia“, orienta o profissional. Inclusive, a grama do parque e a areia da praia podem ajudar a absorver o impacto em caso de quedas.

A ideia é se desafiar e fazer do slackline uma atividade para denifir o corpo e trabalhar a mente. Se não conseguir andar logo de primeira, Anderson tem uma dica: “Tudo está ligado ao equilíbrio, quanto mais tempo equilibrando-se parado, maior será a chance de andar”.



Comentários: (0)