Como cuidar dos dentes de leite da criança
Como higienizar a boca da criança? A partir de quando? Veja o que especialistas falam sobre estas e outras dúvidas sobre os dentes de leite
Entre as diversas dúvidas que as mamães e papais têm com relação as crianças, uma delas é como cuidar dos dentes de leite dos pequenos. Os dentes temporários exigem cuidados especiais, mas bem parecidos com os dos adultos.
Tire todas suas dúvidas com especialistas:
Veja quais são os cuidados que são necessários para ter com os dentes de leite das crianças
Foto: Reprodução
Quando começar a cuidar dos dentes das crianças?
O primeiro passo é a higienização. Antes mesmo de os primeiros dentes de leite nascerem, é preciso começar a cuidar da higiene bucal da criança. A odontopediatra Alessandra Souza indica dedeiras dentais de silicone para realizar a limpeza até para os bebês recém-nascidos. Segundo a especialista, elas são confortáveis para os pequenos e ajudam a evitar doenças como a candidíase oral, que é causada por fungos.
A partir do nascimento dos primeiros dentes de leite, a limpeza já pode passar a ser feita com escovas de cerdas macias e cabeças pequenas – específicas para essa faixa etária – com pasta de dente, segundo Alessandra.
Flúor e pasta de dente
Já houve muita polêmica sobre o uso ou não de flúor em cremes dentais para as crianças. Antes, não era claro se a substância deveria ou não ser usada pelos pequenos e se isso traria algum risco. Agora, o flúor é recomendado. “A Associação Brasileira de Odontopediatria e a Associação Americana de Pediatria indicam o flúor desde os primeiros dentinhos do bebê”, explica Alessandra.
A odontopediatra Thelma Parada faz ainda um alerta aos pais. Eles precisam prestar atenção para ver se a criança engole ou não o creme dental com flúor. Se isso acontecer, há o risco de fluorose – uma alteração no esmalte e dentina, que pode causar manchas e até perda de estrutura do dente de leite. Nesse caso, recomenda-se suspender o uso de flúor e optar por uma pasta de dente sem a substância.
Alessandra também fala sobre a quantidade de pasta que deve ser usada pelos pequenos. Até os sete anos, segundo a especialista, apenas o equivalente a um grão de arroz já é o suficiente.
Fio dental está liberado?
E o bebê tem dois dentes juntinhos? Já é hora de usar fio dental, de acordo com as especialistas. Ele ajuda a retirar os restos de comida que podem ficar na lateral e meio dos dentes.
Cuidado com as cáries
O processo de higienização desde cedo é importante pois os dentes de leite podem, sim, ter cáries, e segundo Thelma, isso é bastante comum por que as crianças pequenas costumam ter resistência a escovação. Por isso, cuidado desde os primeiros meses de vida dos filhos.
Quantas vezes por dia meu filho deve escovar os dentes?
A frequência de escovação ideal é depois de cada refeição, mas com as crianças, muitas vezes isso é difícil. Por isso, Thelma recomenda ao menos três vezes ao dia, sendo a última obrigatoriamente antes de dormir.
Visitas ao dentista
Por mais que os dentistas possam ser um temor para a criança, é importante levá-los desde cedo a um profissional, de preferência ao odontopediatra. Alessandra afirma que o dentista infantil avaliará as estruturas dos ossos da face das crianças, além de gengiva e mucosas em geral, para verificar se está tudo certo, mesmo antes de os dentes de leite nascerem.