Lentilha ajuda a emagrecer e faz bem; veja benefícios e receitas

Além de auxiliar no emagrecimento, a lentilha ajuda na prevenção do câncer de cólon, é indicada para gestantes, uma aliada na prisão de ventre e mais

Arroz e feijão é a combinação clássica da mesa do brasileiro. Mas o feijão pode ser substituído por outra leguminosa que traz diversos benefícios para a saúde e ajuda até a emagrecer: a lentilha.

Lentilha traz diversos benefícios para a saúde

Lentilha traz diversos benefícios para a saúde

Foto: Thinkstock/Getty Images

A lentilha é rica em vitaminas e minerais, além de outros nutrientes como fósforo, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e enxofre. Segundo a nutricionista Karina Reis, a semente também contém grande quantidade de zinco, um mineral fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico. Graças ao alto teor de ferro, ainda é usada para combater anemias.

Essa leguminosa também é uma aliada para quem sofre de prisão de ventre. De acordo com Joyce Rebouças Passos Mourão, do Hospital Oswaldo Cruz, ela contribui para diminuir a absorção de gordura pelo organismo e facilita o trânsito intestinal.

Falando sobre saúde e doenças, uma dieta rica em fibras e alimentos como a semente preveniram 82% dos casos de doenças cardíacas, como mostra um estudo do Departamento de Ciências da Nutrição, da Universidade de Toronto, no Canadá. Casos de diabetes também podem ser prevenidos e combatidos com o alimento.

Emagrecimento

A lentilha também é vista como vilã, mas é possível reverter esse quadro. “Pelo fato de possuir alta quantidade de fibras e fermentar durante a digestão, naturalmente pode provocar gases”, explica Karina. Por isso há quem diga que ela está no grupo de alimentos que dão barriga.

Para evitar esse problema, a dica da nutricionista Adriana Ávila, da Clínica Vitay, serve também outras leguminosas. Deixe o alimento de molho na noite anterior e descarte a água antes do preparo, utilizando uma água nova para o cozimento.

Por outro lado, as fibras da lentilha ajudam na luta contra a balança. “Ela auxilia no processo de emagrecimento, pois junto com água, esse tipo de fibra forma um gel que promove a sensação de saciedade e tem baixo teor de calorias“, completa Karina. Uma porção de 100 gramas deste alimento tem pouco mais de 100 calorias. Não é à toa que é uma das leguminosas que fazem parte, por exemplo, de uma dieta detox, como afirma a nutricionista Patrícia Cruz.

Benefícios para grávidas

Karina Reis ainda cita que a semente deve ser consumidas por gestantes, pois “estimula a formação de células do sangue e previne o câncer de cólon”.

Absorção de nutrientes

Veja o exemplo dado por Karina. Uma refeição com brócolis, fonte de vitamina C, e lentilha. Tal combinação fará com o que o organismo absorva mais os nutrientes da leguminosa. “O organismo só absorve 10% do ferro da lentilha, mas quando associado a uma fonte de vitamina C, a absorção sobe para quase 40%”, detalha a nutricionista.

Lentilha no cardápio

Incluir esse alimento no dia-a-dia é fácil porque ele é muito versátil. Karina sugere, para os dias mais frios, uma sopa. Mas também é possível utilizá-la para uma entrada como uma salada.

Sopa de lentilha é uma opção para os dias mais frios

Sopa de lentilha é uma opção para os dias mais frios

Foto: Divulgação

Já no prato principal, a lentilha combina muito bem com arroz. A versão com ovos cozidos ainda agrega proteína ao prato. E aquele com cebola caramelizada temum toque todo especial.



Comentários: (0)