Karen Junqueira vive desafio de dar tom de vilã a personagem patricinha

Atriz vive a rica e voluntariosa Jéssica em ‘Haja Coração’

Karen Junqueira está no ar em 'Haja Coração'

Karen Junqueira está no ar em ‘Haja Coração’

Foto: Divulgação

Rio – Ela já viveu uma menina inteligente e de bem com a vida. Também interpretou uma modelo corajosa no auge do sucesso. Mas o grande desafio da atriz Karen Junqueira, agora, é dar o tom de vilã à patricinha rica e voluntariosa Jéssica, em ‘Haja Coração’, na Globo.

“Jéssica considera o noivo, Felipe (Marcos Pitombo), bonito e um grande troféu. Ela não vai deixar barato quando perceber o interesse correspondido da faxineira Shirlei (Sabrina Petraglia) por ele. Ela vai até obrigar a doméstica a subir 14 andares com compras. Jéssica é uma menina de família rica, mimada, mas educação e bons modos ela não teve”, conta a atriz, que aponta Carminha, a vilã vivida pela atriz Adriana Esteves em ‘Avenida Brasil’, um de seus personagens preferidos.

“Sou muito diferente da Jéssica. Acho que por isso é mais difícil fazer esse papel. Mas tentei me colocar no lugar dela, que é doente e tem amor possessivo, para construir a personagem”, diz.

Nascida em Caxambu, Minas Gerais, Karen iniciou sua carreira aos 15 anos como modelo mas, dois anos depois, decidiu deixar sua cidade para morar no Rio de Janeiro e ir atrás de seu maior sonho: atuar. E deu certo. Aos 33 anos, a atriz, que fez curso de interpretação no Tablado, acumula papéis de sucesso em ‘Malhação’ (2006), na Globo, e ‘Poder Paralelo’ (2009), na Record. Dona de uma beleza forte, a mineira participou de campanhas publicitárias da Duloren, Oi, Coca-Cola, Chilli Beans, Havaianas e Vizcaya.

Alexandre Klemperer, diretor de ‘Haja Coração’, já tinha trabalhado com a beldade em ‘Malhação’, quando ela ainda estava começando. De lá pra cá, segundo ele, suas trilhas profissionais vinham se cruzando. Um longa, um piloto de série e alguns encontros nos corredores do Projac.“Sempre acreditei que a Karen só precisava de uma boa oportunidade para mostrar seu talento. E a Jéssica lhe trouxe isso! Lembro claramente que, na época dos testes da novela, a Karen estava receosa de propor uma interpretação que levasse a Jéssica a um extremo de maldade. Mal ela sabia que a Jéssica seria muito mais cruel do que imaginávamos”, conta o diretor.

Para o ator Marcos Pitombo, que também contracenou com Karen em ‘Malhação’, a atriz está mais madura como mulher e como profissional. “Reencontrar com a Karen está sendo especial. Ela apresenta um trabalho muito consistente e está interpretendo a Jéssica de uma forma inteligente”, conta o ator, que vive Felipe, o noivo da vilã.

Após estrear em ‘Malhação’, em 2006, Karen foi para a Record, onde trabalhou em novelas como ‘Caminhos do Coração’, ‘Poder Paralelo’, ‘Máscaras’ e ‘Sansão e Dalila’. “Foram cinco anos de muito trabalho, fiz amigos pra minha vida e aprendi muito”, diz a atriz, que se destacou ainda como Paula na primeira temporada da minissérie ‘Preamar’, do canal HBO.

No cinema, atuou em ‘A Pelada’, uma coprodução entre Brasil, França e Bélgica. Além disso, a atriz, que tem um talento para o canto, participou dos musicais ‘Rock in Rio’, em 2013, e ‘Nine — Um Musical Felliniano’, em 2015. De volta à Globo em 2014, fez a minissérie ‘O Caçador’, em que contracenou com Cauã Reymond, e também atuou em ‘Império’. “Amo o que faço e vou me aperfeiçoar ainda mais”, diz.

Reportagem Rodrigo Bertolucci



Comentários: (0)